Feevale Digital prepara os estudantes para o mercado com atividades práticas | Universidade Feevale

Feevale Digital prepara os estudantes para o mercado com atividades práticas

25/04/2024 - Atualizado 13h48min

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Projetos integradores possibilitam que os acadêmicos do ensino a distância da Universidade Feevale sejam protagonistas do seu aprendizado

A Feevale Digital, modalidade de ensino a distância da Universidade Feevale, além de oferecer a seus estudantes tecnologias educacionais de ponta (a partir de aliança com a +A Educação, empresa que disponibiliza soluções tecnológicas e de conteúdo), proporciona a construção de aprendizagens significativas, com uma formação consistente e alinhada às demandas do mercado de trabalho. Dentre atividades como workshops e momentos síncronos (aulas virtuais simultâneas) e presenciais com o uso de metodologias ativas, se destacam, nos cursos da área de Gestão e de Tecnologia da Informação, os projetos integradores, que possibilitam que o acadêmico seja protagonista de sua aprendizagem.

Conforme explica pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, os projetos integradores são propostas pedagógicas que integram os conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo do trimestre ou semestre, aplicando-os em projetos práticos com o objetivo de desenvolver competências profissionais. Para isso, os estudantes fazem uma análise teórico-prática de uma situação-problema organizacional. Esses estudos de caso permitem que o acadêmico examine o contexto do problema, faça visitas e participe de atividades que visam à proposição de uma solução, relacionando seus estudos com a área em que deseja atuar.

Acadêmicos como agentes de transformação

A coordenadora dos cursos de Administração e Processos Gerenciais, Vânia Bessi, exemplifica que cada módulo é composto por dois ou três componentes, cujas temáticas guardam alguma conexão entre si. O projeto integrador tem como objetivo integrar essas temáticas, na prática.

O aluno recebe o suporte dos professores dos componentes e realiza, a partir de um roteiro composto por três etapas, o diagnóstico com a análise de um problema organizacional correlato, faz a pesquisa teórica e define ações de intervenções, que são discutidas com os gestores, para verificação da viabilidade de implantação”, relata Vânia.

No módulo que trata da Gestão Socioambiental, por exemplo, os alunos precisam escolher uma temática (como produção mais limpa) e efetuar um diagnóstico na sua organização, analisando seu atual contexto e todos os aspectos ambientais envolvidos. “Após o diagnóstico, o estudante precisa propor algumas ações, identificando benefícios diretos e indiretos para a organização e a sociedade. Também é solicitado que ele discuta com os gestores organizacionais a viabilidade e os desafios para implementação das ações. Com isso, o aluno tem a possibilidade de contribuir com o seu local de trabalho, treinar sua visão sistêmica e, também, mostrar seu potencial”, reitera Vânia.

Na opinião do coordenador Edvar Bergmann Araújo, coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação, estes se destacam pela valorização e diferenciação proporcionadas pela metodologia baseada em projetos. Os projetos são integrados ao currículo, sendo desenvolvidos ao longo dos diferentes módulos do curso e concebidos para articular conceitos e conteúdos de diversas áreas do conhecimento, proporcionando aos alunos uma visão interdisciplinar. “Ao longo do curso, os acadêmicos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos que abordam desafios reais, preparando-os de forma abrangente para o mercado de trabalho contemporâneo e futuro”, esclarece. Ao resolver problemas específicos de forma estruturada, os estudantes não apenas consolidam seu aprendizado teórico, mas também adquirem habilidades práticas essenciais para sua carreira profissional, enriquecendo seu aprendizado e os capacitando para se tornarem agentes de mudança e inovação”, completa.

Licenciaturas proporcionam o “saber fazer”

Já nos cursos de licenciatura a distância, a professora do curso de Pedagogia, Simone Moreira dos Santos, explica que a organização curricular possibilita a construção de saberes necessários para o exercício profissional e procura tratá-los nas suas diferentes dimensões: dimensão conceitual (formação de teorias e conceitos); dimensão procedimental (o saber fazer); e dimensão ética (formação de valores e atitudes).

Para isso, o currículo oferece um corpo de conhecimentos articulados, buscando proporcionar uma formação inter e transdisciplinar, relacionando a teoria com a prática”, afirma Simone.

Na dimensão do “saber fazer”, destacam-se os estágios curriculares supervisionados, um espaço privilegiado de articulação entre teoria e prática. As atividades são acompanhadas pelo professor/supervisor do componente do estágio, por meio de encontros online síncronos e do ambiente virtual de aprendizagem, apoiando o acadêmico desde o diagnóstico – etapa inicial do estágio, passando pelo planejamento e a efetiva prática docente. Os professores realizam contato e reuniões online com as escolas onde os acadêmicos estagiários se encontram, buscando estabelecer um diálogo sobre o processo de formação dos estudantes. Ao final do estágio, é realizado um seminário de compartilhamento das práticas.

Ingresso em cursos digitais

Os processos seletivos dos cursos digitais da Feevale acontecem conforme cronograma e o ingresso se dá de forma trimestral. As formas de seleção podem ser por meio de realização da prova de redação online, aproveitamento das notas do Enem entre 2020 e 2023 e aproveitamento da nota de outros processos seletivos realizados na Instituição.

As inscrições para ingresso no segundo trimestre deste ano se encerram às 12h do dia 7 de maio, e devem ser feitas pelo site way.feevale.br. Todos os candidatos estão isentos do pagamento de taxa. A Universidade oferece 16 cursos de graduação na Feevale Digital.

 

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