Instituições incrementarão, cada vez mais, a colaboração em áreas como empreendedorismo, inovação e cultura
Em agenda no Rio Grande do Sul, o professor Manfred Krepsky Zeuch, vice-presidente de Relações Externas e Internacionais da Concordia University of Edmonton (CUE), do Canadá, se reuniu com Cleber Prodanov, reitor da Universidade Feevale, na manhã desta sexta-feira, 9, no Câmpus II, em Novo Hamburgo. As duas instituições são parceiras desde 2014 e possuem uma relevante colaboração no intercâmbio entre acadêmicos, principalmente para os programas de bolsas de estudos do Emerging Leaders in the Americas Program (Elap), do governo canadense. Durante o encontro, Prodanov e Zeuch discutiram possibilidades de avanços na cooperação acadêmica e uma maior aproximação em assuntos como inovação, tecnologia, extensão e cultura.
Na opinião de Prodanov, o Brasil e o Canadá têm muito em comum, pela característica de suas populações, pelo tamanho de seus territórios e pelas possibilidades de negócios.
Podemos explorar, cada vez mais, a possibilidade de trabalhar em conjunto, pois nossa relação com o Canadá já vem desde muitos anos. Temos muito interesse em, por exemplo, criar uma sala de empreendedorismo e inovação e incrementar nossa parceria na área da cultura com a CUE. Ou seja, usar nossa estrutura e a da Concordia para ser uma plataforma de negócios e de intercâmbio de alunos”, afirmou Prodanov.
Conforme Zeuch, instituições comunitárias como a Feevale são referência na curricularização da extensão. “Queremos implementar o trabalho social já na graduação, como é feito aqui”, disse.
Prezamos muito a parceria com a Universidade Feevale e penso que, a partir dos hubs de inovação, poderemos fazer muitos projetos em conjunto, bem como incrementar os programas de mobilidade entre os estudantes das duas instituições”, completou o representante da CUE.
Após a reunião com Prodanov, Zeuch participou de uma agenda com a diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Feevale, Paula Cundari, e com a diretora de Inovação da Instituição, Daiana de Leonço Monzon (foto à direita), que apresentou os projetos e serviços do ecossistema de inovação do Feevale Techpark ao vice-diretor.
O Canadá tem sido um destino muito procurado por estudantes da Feevale, que possui parceria com o país desde 1999, quando começou a se envolver em questões ligadas ao empreendedorismo. Esta é a segunda vez que o professor Zeuch vem à Feevale. Ele esteve na Universidade em 2016 e, no ano passado, participou de uma aula virtual e um bate-papo com os alunos da Escola de Aplicação Feevale. Em 2014, o coral da Concordia University of Edmonton se apresentou no Teatro Feevale. Em 2017, a vice-presidente da CUE, Valerie Heintiuk, visitou a Universidade e, em 2019, foi a vez do reitor Tim Loreman e da diretora de Inovação e Indústria, Isha Katyal, conhecerem a Instituição.
Proximidade com o Canadá
A parceria que a Universidade Feevale mantém com o Canadá e instituições daquele país deverá ser ampliada nos próximos meses. Em visita ao Espaço Institucional Feevale/Esteio na 45ª Expointer, na semana passada, o chefe do Escritório de Comércio do Governo do Canadá em Porto Alegre, Paulo Barnewitz Orlandi, foi recebido pelo reitor Cleber Prodanov. Na ocasião, aproveitaram para falar sobre algumas iniciativas do Consulado Geral do Canadá no Brasil e possibilidades de novos acordos com aquele país.