Universidade Feevale possui uma parceria estabelecida com o
Grupo Herval, de Dois Irmãos/RS, desde 2014, com enfoque para as pesquisas que envolvem a ergonomia, a biomecânica e o conforto aplicados às suas linhas de produtos. Ainda antes de 2014, a empresa vinha reavaliando o seu amplo mix de produtos para melhor categorização dentro das famílias, também fazendo atendimento ao que passou a estabelecer na Portaria do Inmetro 52/2016. Diante deste foco, estruturou o planejamento e cronograma ao projeto com objetivo de “Prover pesquisa de mercado bem como análise da linha atual – Colchões de Molas, condicionando readequação do portfólio de produtos, incluindo: Otimização | Biotipo | Multi-name”, sendo que ao tema de
Biotipo foi fundamental articular estudo e apoio com a Universidade. Em 2019, um destes projetos, cujo objetivo é promover maior conforto e qualidade de sono a partir de parâmetros biomecânicos e ergonômicos, entra em sua fase final. Trata-se do estudo Avaliação e definição de parâmetros ergonômicos e de conforto para colchões de mola.
A pesquisa científica foi coordenada pelas professoras Eliane Fátima Manfio, doutora em Biomecânica, e Jacinta Sidegum Renner, doutora em Ergonomia, e está vinculada à Linha de Pesquisa em Saúde e Inclusão Social, do Programa de Pós-graduação em
Diversidade Cultural e Inclusão Social e ao grupo de pesquisa em Design da Universidade Feevale. O projeto tem como intuito principal avaliar e definir parâmetros ergonômicos e de conforto para colchões de mola, relacionado à distribuição de pressão de contato, em diferentes tipos de colchões de mola, com as características corporais (dimensões do corpo) e com a percepção de conforto dos usuários.
Mesmo seus produtos atuais sendo confortáveis e muitos com apelo tecnológico, a Herval percebeu a necessidade de estudos científicos para fundamentar a indicação do colchão de acordo com o biotipo dos usuários, levando em conta as diferentes características entre os seres humanos. “Atualmente, todos os produtos ofertados no mercado em escala industrial são baseados em parâmetros isolados (peso e altura) e de confortos gerais, ou seja, não levam em consideração detalhes como a posição com que cada pessoa costuma dormir e possíveis limitações, dores e características demográficas (idade/altura/peso) que, alinhadas com outros aspectos, podem ser fatores importantes para a definição correta da compra”, explica Rafael Cristiano Reis, coordenador de Desenvolvimento de Produto da Herval.
Para o desenvolvimento da pesquisa, foram selecionados, dentre o mix de produtos da empresa, 28 colchões de mola. Durante o estudo, que aconteceu de 2016 a 2018, na sede da empresa, em Dois Irmãos, foram realizadas as avaliações para a caracterização dos usuários, avaliações antropométricas, avaliações da pressão de contato e avaliações da percepção de conforto dos usuários. Os participantes do estudo, após terem as características físicas analisadas, participavam da coleta dos dados, sendo avaliados na posição deitada, em decúbito dorsal e lateral, sobre os colchões selecionados. Uma manta de pressão, conectada ao computador, foi posicionada sobre os colchões, o que permitiu avaliar a distribuição da pressão de contato entre o corpo do usuário e o colchão. A coleta de dados foi realizada no HergoLAB – Laboratório de Ergonomia e Conforto Herval, espaço que foi criado especialmente para esse e novos estudos na empresa. Como voluntários, foram selecionados funcionários da própria Herval, respeitando todos requisitos na composição de distintos biotipos.
A primeira fase do projeto já foi concluída, a partir da qual será possível apresentar uma nova linguagem para a classificação dos colchões de mola da empresa Herval, bem como garantir que seu mix de produtos seja distribuído para atender às demandas do mercado e distintos biotipos. A expectativa é de que, até final de 2019, já se tenha a concepção de material de apoio à venda e um protótipo do aplicativo, para colocar em prática em uma das marcas especializadas de colchões da empresa, sendo estendido, posteriormente, para as demais marcas. Além disso, a aplicação das pesquisas e separação do mix de produtos por grupos estará presente na nova marca de colchões, no qual o foco são produtos “personalizados”, como o resultado do projeto HergoLAB. A previsão de lançamento dessa nova marca, que já tem nome – Personno –, é para o primeiro semestre de 2019.