Plataforma RS Saúde Digital integra o programa Inova RS, desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado
Um mapeamento com as soluções e iniciativas mais relevantes para o ecossistema gaúcho de inovação na saúde será lançado na próxima quarta-feira, 26 de abril, a partir das 9h30min, na sede da Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FundMed), em Porto Alegre. Trata-se da plataforma RS Saúde Digital, projeto que tem a Universidade Feevale como proponente e a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Rio Grande do Sul como promotora.
A plataforma, que já pode ser acessada em www.fundmed.org.br/rssaudedigital, inclui dados sobre cursos de graduação e pós-graduação, parques tecnológicos, incubadoras, startups, hospitais públicos e privados, além de notícias e eventos – todos relacionados à área da saúde. Inicialmente, na etapa piloto do projeto, foram cadastradas somente as iniciativas vigentes em Porto Alegre.
O objetivo do RS Saúde Digital, que integra o programa Inova RS, do Governo do Estado, é fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e digitais para a área da saúde centrada no cidadão. A iniciativa é coordenada pelo professor Marcelo Curth de Oliveira, da Universidade Feevale, que destaca que a Instituição “foi protagonista no desenvolvimento da plataforma, sendo um importante player para a disseminação da inovação para a área saúde na região”.
Outros parceiros e apoiadores do projeto são FundMed, Palma IoT, Prefeitura de Porto Alegre e Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SindiHospa).
Sobre o Inova RS
Lançado em 2019 pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, o Inova RS é um programa que tem como objetivo tornar o Rio Grande do Sul uma referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local. O Estado ficou dividido em oito ecossistemas de inovação - regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; e Vales – buscando fortalecer as atividades empreendedoras mais vocacionadas de cada área. A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, coordena os comitês Estratégico e Técnico da Região Metropolitana e Litoral Norte do programa.