Voltado para pesquisadores do Rio Grande do Sul, submissão de propostas pode ser feita até 1º de setembro
Professores pesquisadores (mestres ou doutores) do Rio Grande do Sul que tenham uma pesquisa ou inovação que possa ser utilizada de forma complementar à diversificação das atividades em sala de aula podem participar da seleção de projetos do edital Pesquisador Empreendedor - SebraeX e Feevale. O programa de aceleração é realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS), por meio da Diretoria de Inovação e do Núcleo de Apoio ao Ensino e Aprendizado (Naep) da Instituição.
Serão selecionados até dez projetos aplicados ao ensino, visando capacitar professores cujas atividades em pesquisas científicas e tecnológicas possam gerar inovações. A cada um dos pesquisadores selecionados, será concedida uma bolsa (no valor de R$ 4 mil) de estímulo à inovação de apoio ao empreendedorismo, durante seis meses, a contar da assinatura do termo de outorga.
Os projetos selecionados serão acompanhados pelo professor Claudio Felipe Kolling da Rocha, assessor do Naep. A submissão das propostas pode ser feita até o dia 1º de setembro. O edital completo e o link de inscrição podem ser consultados no site.
Formação docente como processo contínuo
Conforme o coordenador administrativo do Núcleo de Apoio ao Ensino e Aprendizado (Naep), professor André Luciano Viana, a formação docente é um processo contínuo de aprendizagem e desenvolvimento profissional que visa qualificar os educadores. “Ela envolve não apenas aspectos teóricos e práticos, mas também individuais e coletivos, formais e informais, que devem ser articulados e integrados ao longo da carreira docente” explica.
Para qualificar ainda mais a formação docente na Instituição, a Pró-Reitoria de Ensino, por meio do Naep, promove ações como o Encontro Geral de Professores, que aconteceu no início deste segundo semestre. A atividade, que envolveu toda a comunidade docente, abordou o tema Curadoria e cooperação docente, com o propósito de avaliar o uso das tecnologias educacionais ofertadas pela Plataforma Feevale+. Desse encontro, pontua Viana, foi destacada, por exemplo, a necessidade de pesquisa para escolha de materiais para uso em sala de aula e a importância da elaboração de materiais próprios, promovendo a autoria docente, um tema que está de acordo com edital Pesquisador Empreendedor - SebraeX e Feevale.