Feevale e Secretaria Municipal de Educação avaliam ações da iniciativa que busca combater o preconceito na escola | Universidade Feevale

Feevale e Secretaria Municipal de Educação avaliam ações da iniciativa que busca combater o preconceito na escola

11/04/2023 - Atualizado 13h16min

Convênio Educação Antidiscriminatória, firmado em 2021 entre a Instituição e o Município, oferece formação continuada a profissionais da rede municipal de ensino

Educação Antidiscriminatória

Resultados positivos marcaram o último ano de ações do convênio Educação Antidiscriminatória, firmado entre a Universidade Feevale e a Secretaria de Educação de Novo Hamburgo. A parceria, que se iniciou em 2021, tem como objetivo construir uma política pública educacional antidiscriminatória em Novo Hamburgo, formando profissionais da rede municipal de ensino para que sejam agentes de combate ao preconceito nas escolas. Uma reunião de prestação de contas sobre as atividades promovidas em 2022 aconteceu nesta segunda-feira, 10, no Câmpus II da Feevale. Destacou-se que, no ano passado, 89 diretores de escolas públicas municipais participaram de sete encontros de formação continuada sobre temas como gênero e sexualidade na escola, violência contra crianças e adolescentes na mídia, dignidade menstrual, visibilidade lésbica e masculinidades.

Para a pesquisadora e professora Saraí Schmidt, que coordena o grupo de pesquisa Criança na Mídia – responsável pelas atividades do convênio – as formações realizadas em 2022 foram de extrema importância para a reflexão, a desconstrução e a (re) construção de novas práticas possíveis e antidiscriminatórias, tanto dentro da escola quanto com a comunidade. “Os subsídios teóricos trazidos nas formações foram fundamentais para embasar uma mudança de perspectiva e de comportamentos na comunidade escolar”, aponta.

Na reunião, ainda foram discutidos os próximos passos do convênio, que este ano deve ter como foco uma formação mais direcionada e aprofundada, com o objetivo de que os conhecimentos repassados alcancem todo o território escolar, e não apenas os gestores das escolas. O escopo de ações inclui encontros mensais por adesão – direcionados a psicólogos, assistentes sociais, professores e demais funcionários da escola que demonstrarem interesse – e encontros de capacitação geral – direcionados a gestores de todas as escolas da rede municipal.

A secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, destacou a importância da parceria. “É especial o trabalho de vocês. É de gente valente, é de pessoas que pensam, é criativo... Chama atenção e traz questões importantíssimas para debate. Nós agradecemos a oportunidade de estar aqui na Universidade tratando sobre um trabalho de extrema qualidade”, declarou.

Também participaram da reunião o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Fernando Spilki; a diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari; os membros do grupo de pesquisa Criança na Mídia Alissom Brum, Malu Meinhart e Marina Mentz; a diretora de Educação do Município, Neide Vargas, e a diretora Administrativa da Secretaria de Educação, Alessandra Machado.

Sobre o convênio

Por meio do acordo, pesquisadores da Feevale compartilham seus estudos e oferecem elementos para a sensibilização de professores e gestores no que diz respeito à educação antidiscriminatória. O desenvolvimento dos trabalhos é liderado pelo grupo de pesquisa Criança na Mídia: núcleo de pesquisa em comunicação, educação e cultura da Feevale, e mobiliza acadêmicos dos programas de pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e Diversidade Cultural e Inclusão Social da Instituição, além da participação do aprimoramento e iniciação científica.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.