Alunos receberão bolsa para pesquisar no parque tecnológico da universidade
A Universidade Feevale foi selecionada para o Programa Doutorado Acadêmico de Inovação (DAI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto institucional, elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e pela Diretoria de Inovação, em convênio com empresas do Feevale Techpark, disponibilizará cinco bolsas para pesquisa no âmbito do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Instituição. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 29 de março.
Os candidatos selecionados desenvolverão projetos de tese práticos, envolvendo resoluções de problemas reais alinhados às demandas especificadas pelas empresas parceiras da Feevale. Eles deverão se dedicar exclusivamente ao doutorado e, em contrapartida, não pagarão as mensalidades do curso e receberão bolsa de R$ 2,2 mil durante 48 meses, mais recursos de taxa de bancada (para subsidiar outros gastos relacionados à pesquisa) de R$ 394. “Esta é uma grande oportunidade para aproximar a universidade e empresas a partir de projetos de natureza prática, que impactarão o setor produtivo”, avalia o reitor da Feevale, Cleber Prodanov.
O Programa Doutorado Acadêmico para Inovação é uma iniciativa do CNPq com impacto prático no mundo empresarial. Direciona-se a fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições de ciência e tecnologia, por meio do envolvimento de estudantes de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial. No Brasil, 38 instituições foram contempladas com 266 bolsas, sendo 59 distribuídas para dez universidades do Rio Grande do Sul, entre elas a Feevale.
O propósito é contribuir para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no país. Outro objetivo do programa é fomentar a convergência e a interdisciplinaridade entre diferentes áreas do conhecimento. A expectativa é de que, ao final do curso, os doutorandos gerem, além da produção científica, produtos, processos inovadores ou melhoria de produtos que possam ser aplicados no setor empresarial público ou privado.
“Editais como este indicam para um caminho promissor de nossas agências de fomento, dando oportunidade e condições para que teses sejam construídas a partir de problemas de nossas empresas”, avalia o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, João Alcione Sganderla Figueiredo.
A diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, destaca que este edital vem ao encontro do movimento de aproximar a universidade e empresas. “Quando submetemos o projeto para o CNPq no ano passado, precisávamos indicar quais empresas receberiam o doutorando. Todas receberam muito bem a proposta”, comenta. “Este período de quatro anos será muito bem aproveitado pelas nossas parceiras, que estão dentro do Feevale Techpark, e pelos os alunos que entrarão no processo.”
Detalhamento dos projetos
Os objetos de estudo foram elaborados de acordo com a demanda das empresas parceiras:
Bolsa 1
Empresa parceira: Marina Tecnologia
Linha de pesquisa: Tecnologias e Intervenção Ambiental
Objeto de estudo: desenvolvimento de um laminado (tipo compensado) usando resíduos agrícolas como a casca do arroz e Breu
Orientadora: professora Vanusca Dalosto Jahno
Bolsa 2
Empresa parceira: Dublauto Gaúcha
Linha de pesquisa: Tecnologias e Intervenção Ambiental
Objeto de estudo: desenvolvimento e caracterização de sistemas microparticulados para aplicação sustentável na área têxtil
Orientadora: professora Vanusca Dalosto Jahno
Bolsa 3
Empresa parceira: Neovech
Linha de pesquisa: Tecnologias e Intervenção Ambiental
Objeto de estudo: desenvolvimento de nanocompostos para aplicação em produtos de bem-estar
Orientadora: professora Vanusca Dalosto Jahno
Bolsa 4
Empresa parceira: INOVABiotec
Linha de pesquisa: Diagnóstico Ambiental Integrado
Objeto de estudo: avaliação da influência de desreguladores endócrinos, agentes físicos e hipóxia sobre a regeneração e o potencial de diferenciação de células-tronco mesenquimais
Orientadora: professora Juliane Deise Fleck
Bolsa 5
Empresa parceira: FK Biotec
Linha de pesquisa: Diagnóstico Ambiental Integrado
Objeto de estudo: desenvolvimento de composições utilizando larvicida biológico para o combate de insetos transmissores de doenças
Orientador: professor Fernando Rosado Spilki
SERVIÇO
Período de inscrição: de 18 a 29 março, até as 22h
Onde: pela internet, por meio do site www.feevale.br/qualidadeambiental
Mais informações: https://feev.as/2b89c88