Nesta segunda-feira, 3, projeto social da Instituição passou a realizar intervenções neuropsicológicas em escola municipal de Campo Bom
A fim de auxiliar estudantes da rede pública no desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e socioemocionais, a Universidade Feevale realiza intervenções neuropsicológicas na escola municipal Marcos Silvano Vieira, de Campo Bom. Nesta segunda-feira, 3, o projeto social Intervenções Neuropsicológicas no Contexto Escolar (Prince) passou a aplicar estratégias para ensinar, às crianças do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, funções como planejamento, organização e autocontrole.
Conforme explica a líder do projeto, professora Caroline Cardoso, serão incluídas, no currículo escolar, atividades lúdicas e cognitivas, mediadas pelos professores. “Vamos propor tarefas de sequência lógica, planejamento de uma receita e organização da mochila escolar, por exemplo. Então, antes de executar essas tarefas, eles vão precisar pensar no que fazer e como fazer, para então executar e, por fim, refletir sobre o que fizeram”, exemplifica.
As intervenções serão realizadas duas vezes por semana, até novembro deste ano. “A ideia é que a gente possa promover habilidades de autocontrole, planejamento e regulação emocional nessas crianças, que não têm nenhuma neurodiversidade - possuem funcionamento cognitivo e emocional típico -, mas cujas funções podem ser aperfeiçoadas por meio de uma estimulação”, pontua Caroline, indicando que as atividades aplicadas são construídas como base em pesquisa científica.