Acordo beneficiará, inicialmente, o Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais
A Universidade Feevale e a Universidade do Minho, de Portugal, firmaram, neste mês de novembro, um convênio de cooperação acadêmica e cientifica. O acordo foi firmado por meio do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Feevale e o Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos (3B's) da instituição portuguesa. Inicialmente, a parceria beneficiará o doutorado da acadêmica Carina Maiara da Silva (foto acima) , a partir da pesquisa Preparação e caracterização de blendas de polímeros biodegradáveis com potencial aplicação na regeneração tecidual, que tem orientação da professora Vanusca Dalosto Jahno e coorientação do docente português Vitor Correlo.
Conforme Vanusca (foto ao lado), o trabalho acadêmico tem como objetivo desenvolver um biomaterial que possa ser usado para regeneração tecidual, proporcionando a cicatrização de feridas de forma segura. “Esse curativo utilizará matérias-primas de origem nacional para tornar o mesmo mais atraente para a população. Ele visa impedir o sucessivo número de trocas do curativo, diminuindo o retorno de pacientes aos consultórios médicos, a estadia em hospitais e gera uma economia no sistema público e privado de saúde”, explica.
O convênio também visa fomentar o intercâmbio de experiências e investigação entre as universidades, a elaboração de projetos de extensão, bem como a organização conjunta de eventos ligados à tecnologia de materiais e processos industriais.
O convênio aumenta as possibilidades de cooperação entre as universidades, principalmente na área de biomateriais, visto que esse instituto é um dos mais conceituados nessa área”, finaliza.