Feevale lança e-book sobre impactos da pandemia na indústria criativa | Universidade Feevale

Feevale lança livro sobre impactos da pandemia na indústria criativa

29/07/2021 - Atualizado 30/07/2021 08h48min

Material reúne 11 artigos, produzidos por docentes, mestrandos, graduandos e bolsistas da Universidade

e-book

Os resultados do mapeamento sobre os impactos causados pela pandemia de Covid-19 na indústria criativa do Rio Grande do Sul resultaram em um livro, lançado pela Universidade Feevale neste mês. A publicação, que conta com edição impressa e on-line, reúne 11 artigos científicos nas áreas de Moda, Música, Informática, Artesanato, Publicidade e Propaganda, Patrimônio e Artes e Consumo Digital. A organização do material é dos professores Vanessa Valiati, Cristiano Max Pereira Pinheiro e Maurício Barth, todos do mestrado em Indústria Criativa da Instituição. A versão on-line do livro pode ser acessada, gratuitamente, no site feev.as/covid_industria_criativa.

As produções acadêmicas são fruto de uma pesquisa científica realizada no final do ano passado. Os resultados mostram como profissionais dos setores criativos do Estado se adaptaram frente às dificuldades impostas pelo coronavírus. Segundo o coordenador do mestrado em Indústria Criativa, Cristiano Max Pereira Pinheiro, o livro traz reflexões importantes sobre as novas rotinas nas quais os trabalhadores dessas áreas precisaram se adentrar.

Após uma pesquisa de campo intensa, o livro digital conseguiu reunir um material teórico vasto que busca orientar a proposição de políticas públicas e soluções para os setores criativos afetados pelo vírus”, afirma.

Além de analisar a produção de profissionais das áreas criativas, o material conta, também, com publicações sobre as mudanças no consumo digital ocasionadas pela pandemia. A professora Vanessa Valiati explica que o isolamento social aumentou o interesse em plataformas de streaming e lives, que tiveram crescimento no número de acessos e assinaturas desde o ano passado.

A partir do mapeamento científico, podemos identificar como os gaúchos consumiram conteúdos audiovisuais, músicas, jogos digitais e lives nesse período de isolamento, que trouxe uma vida entre telas mais intensa”, destaca.

A pesquisa que resultou no livro foi elaborada pelos docentes, mestrandos, graduandos e bolsistas da Feevale. O projeto também é financiado pela Federação de Amparo à Pesquisa no Rio Grande do Sul (Fapergs) - através do edital ARD/2019 - e conta o apoio do Governo Estadual, por meio do programa RS Criativo da Secretaria da Cultura do Estado.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.