Iniciativa permite a participação de estudantes do Ensino Médio e Técnico em projetos sociais da Universidade
A Universidade Feevale lançou uma nova modalidade de inserção discente em seus programas e projetos de extensão universitária. O Programa Voluntário Júnior possibilita a participação de estudantes do Ensino Médio e Técnico, de escolas públicas ou privadas conveniadas à Instituição, em iniciativas sociais desenvolvidas pela Feevale. Além de estimular a criatividade, o pensamento crítico e social dos participantes, a ação visa contribuir para a formação integral dos jovens, por meio da vivência, produção e difusão de novos conhecimentos e metodologias.
Neste primeiro momento, serão disponibilizadas 15 vagas para jovens que tenham interesse em dedicar-se de quatro a oito horas semanais a um dos oito projetos, que incialmente integram o programa. São eles: Brincando e Aprendendo; Crescer: cuidado ao neonato e a criança; Gestar: atenção à saúde da mulher na gestação e puerpério; Jovem Aprendiz Feevale; Logicando: aprendizagem criativa e tecnologias digitais no desenvolvimento do pensamento computacional; Pró-fábrica - Sapateiros do Bem; Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade (Lavurs); e Reabilitação Pulmonar: da prevenção à reabilitação.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, explica que a extensão universitária é compreendida como o processo educativo, cultural e científico que, articulado de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade. Segundo ele, são atendidas as necessidades da região e do Estado, enfatizando-se as questões socioeconômicas, educacionais, políticas, ambientais e histórico-culturais.
Essa é mais uma iniciativa da Universidade em relação à capilarização das nossas ações junto ao contexto educacional na região. Queremos dar aos alunos a mesma oportunidade de contato com o ambiente e as práticas que já realizamos ao longo do tempo com a Iniciação Científica Júnior”, destaca.
Rodrigo Staggemeier, assessor de Iniciação à Pesquisa e Extensão, enfatiza que a Feevale desenvolve relevantes projetos sociais com enorme impacto junto à sociedade. “Ao oportunizarmos o acesso de estudantes do Ensino Médio e Técnico a práticas extensionistas com a comunidade, estamos contribuindo para a transformação social e a integração desses jovens à sociedade, a partir dos experimentos, aprendizagens e possibilidades implicadas nesse processo”, complementa.
Escolas participantes
Além da Escola de Aplicação Feevale, estão conveniadas ao Programa Voluntário Júnior a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (Ifsul), a Escola Estadual de Ensino Médio Affonso Wolf, a Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) e o Colégio Sinodal Tiradentes. As instituições indicarão os alunos que poderão participar do programa e que passarão por um processo seletivo, que contará com entrevista com professores líderes dos projetos sociais da Feevale.
Para Silvia Korndoerfer Rangel, diretora do Colégio Sinodal Tiradentes, de Campo Bom, integrar o programa amplia as possibilidades de os alunos se desenvolverem de forma integral. “Eles participarão de projetos sociais em áreas de seu interesse, acompanhados por professores universitários que proporcionarão vivências significativas de muita aprendizagem, enriquecendo sua formação técnica e cidadã, sua criatividade e espírito investigativo, fomentando a sua corresponsabilidade como agente de transformação social”, enfatiza.
Saiba mais
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail acadextensao@feevale.br ou pelo telefone (51) 3586-8800, ramal 9000.