A estomia é a abertura de um órgão ou víscera oca para o meio externo, realizada por meio de intervenção cirúrgica, com o objetivo de eliminação (intestinal e urinária), respiração (traqueostomia) ou alimentação (gastrostomia). Buscando atualizar e capacitar acadêmicos e profissionais de enfermagem em relação ao tratamento dos pacientes estomizados, a Universidade Feevale oferece o curso Desmistificando Estomias. A formação acontece nos dias 3, 10, 17 e 31 de outubro, das 19h às 22h, no Câmpus II, e o único pré-requisito para estudantes é que estejam, pelo menos, no 4º semestre da graduação.
A atividade terá dois ministrantes: Christian Negeliskii, doutor e mestre em Enfermagem, especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, em Informação Científica e Tecnológica e em Terapia Intensiva Adulto; e Thaís Backes Gonçalves, enfermeira especialista em Estomaterapia e MBA em Gestão em Saúde. Interessados devem se inscrever em www.feev.as/fc1191f, mesmo endereço onde estão disponíveis outras informações, como o investimento, por exemplo.
Programa
- Anatomia e fisiologia direcionada para sistema digestório
- Tipos de estomas intestinais (colostomia, cecostomia, sigmoidostomia e ileostomia);
- Anatomia e fisiologia direcionada para sistema urinário
- Estomas urinários ou derivações urinárias (ureterostomia, nefrostomia, cistostomia, vesicostomia, ureterossigmoidostomia, donduto ileal (bricker) e reservatório ileal continente (bolsa de kock)
- Traqueostomia e gastrostomia
- Complicações gerais em estomias
- Avaliação da estomia e seus dispositivos
- Discussão de casos e aplicação na prática dos dispositivos