Desenvolvido por projeto social da Universidade, curso possui 40 horas/aulas teórico-práticas
A Universidade Feevale, por meio do projeto social EducAção socioambiental na bacia do Rio dos Sinos, em parceria com o Consórcio Pró-Sinos, realiza, entre os meses de abril e julho, um curso gratuito de formação continuada sobre a Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos. Voltado a professores e acadêmicos dos cursos de licenciatura, as aulas ocorrerão virtualmente e começarão na terça-feira, 6 de abril, com os demais encontros acontecendo às segundas-feiras, das 17h às 18h30min. As inscrições são limitadas e podem ser feitas, até o dia 29 de março, pelo site www.feevale.br/educacaosocioambiental.
O evento, que oferece 40 horas/aulas, será ministrado pelos professores que compõem o projeto social: Natalia Soares, Suelen Nobre, Rage Maluf e Gabriel da Silva Simões. Durante os encontros, eles abordarão temáticas como saneamento básico, geomorfologia, biodiversidade, qualidade ambiental e sustentabilidade. Além disso, a partir das suas experiências, mostrarão práticas desenvolvidas em escolas.
A Bacia Hidrográfica do Sinos é uma das maiores problemáticas frente às questões ambientais no Rio Grande do Sul e no Brasil, sendo o Rio dos Sinos um dos mais poluídos do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme Natalia, a urbanização excessiva, aliada à falta de planejamento urbano, ao uso indiscriminado de agroquímicos na produção agrícola e à falta de tratamento de esgoto, estão entre os fatores que o colocam nesse ranking.
Ainda de acordo com a professora, neste contexto, a formação é fundamental porque proporcionará, aos professores que atuam nas escolas que integram os municípios desta Bacia Hidrográfica, uma visão ampla de como compartilhar este conhecimento entre estudantes e seus familiares.
Temas como a contextualização das problemáticas da bacia e a influência de nossas ações como atores desse processo mobilizam os docentes a desenvolverem práticas socioambientais que aproximam os educandos do contexto em que vivem, fomentando boas práticas de preservação ambiental na comunidade”, complementa Natalia.
Os ministrantes
Natalia Soares Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Possui experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ciências; Educação Ambiental e Formação de Professores.
Suelen Nobre Doutora em Ensino de Ciências e Matemática, com experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em temas como Educação em Ciências, além de Formação de Professores e Educação Ambiental.
Rage Maluf
Mestre em Botânica, com mais de 20 anos de atuação em projetos de extensão universitária.
Gabriel da Silva Simões Doutor em Ciências da Computação. Atua na área de classificação e detecção de objetos em imagens digitais utilizando redes neurais convolucionais.
Cronograma
- 06 de abril – Aula inaugural
- 26 de abril – Geomorfologia e caracterização biogeográfica da Bacia Hidrográfica do Sinos
- 24 de maio - Abastecimento de Água, esgotamento sanitário e Saúde Pública
- 21 de junho - Limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e consumo sustentável
- 12 de julho - Biodiversidade na Bacia Hidrográfica do Sinos
- 26 de julho - Encontro de Socialização de boas práticas de educação ambiental