Feevale oferece oficinas gratuitas para imigrantes e refugiados | Universidade Feevale

Feevale oferece oficinas gratuitas para imigrantes e refugiados

01/03/2018 - Atualizado 09/03/2018 10h58min

Aulas acontecem todas as quartas-feiras, no Câmpus I da Feevale
 
Com o objetivo de contribuir na adaptação e na inclusão de estrangeiros no Brasil, a Universidade Feevale promove o acolhimento de imigrantes e refugiados no projeto social O mundo em NH: refugiados e migrantes, uma questão de Direitos Humanos, que integra o programa de extensão Educação e Cultura em Direitos Humanos. As oficinas gratuitas, que acontecem todas as quartas-feiras, na sala 211, Câmpus I da Instituição, oferecem atendimento jurídico, das 16h às 18h30min, e aulas de língua portuguesa, psicologia, direito e história e cultura brasileira, das 19h30min às 22h. Para participar, os interessados devem apresentar o passaporte, o cartão de estrangeiro e o comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.feevalebr/projetossociais.

Sobre o projeto
 
O mundo em NH tem como objetivo promover uma cultura de paz e tolerância por meio do acolhimento e inserção social de grupos de estrangeiros e da articulação de ações educativas voltadas aos Direitos Humanos. Assim, contribui para a construção de uma sociedade que exerça cotidianamente sua cidadania. As atividades, que iniciaram no bairro Santo Afonso, de Novo Hamburgo, e conta com professores, bolsistas e voluntários, levaram as aulas para o Câmpus I com o intuito de integrar os migrantes e refugiados com a comunidade acadêmica. Mesmo que o francês seja o idioma predominante dos 35 estrangeiros participantes dos encontros, todas as oficinas acontecem em português para instigar o diálogo entre os refugiados e migrantes.
 
“Nós estamos em um país de migrantes, formado por uma diversidade de povos gigantesca, então enxergamos a necessidade de pensar sobre isso e não deixar que as situações se agravem, como já aconteceu em outros lugares. Aqui na Feevale, convivendo com a comunidade acadêmica, eles interagem com as pessoas e é isso que queremos. Não é só a questão de ajudar a encontrar um emprego ou arrumar documentos, mas é, realmente, a oportunidade de que eles possam se sentir acolhidos onde vivemos”, relata Márcia Blanco Cardoso, coordenadora do curso de História da Universidade e responsável pelo projeto.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.