Clínica Odontológica, no Câmpus II
Exame pode detectar se a criança possui anquiloglossia, anomalia congênita que pode causar dificuldades na amamentação e na fala
Um dos exames recomendados aos recém-nascidos é a avaliação do frênulo lingual, que verifica se o bebê possui anquiloglossia, anomalia congênita caracterizada por um frênulo lingual curto e/ou espesso. Essa alteração pode restringir os movimentos de sucção do bebê durante a amamentação e, futuramente, se tornar um fator dificultante de fala e fonação – popularmente conhecido como “língua presa”. O tratamento, após avaliação do profissional odontopediatra, pode consistir na liberação cirúrgica do frênulo, depois que as tentativas de readaptação da posição e técnica de amamentação não surtiram efeito.
A Universidade Feevale, por meio da Diretoria de Inovação e do curso de Odontologia, passa a oferecer o serviço de diagnóstico e tratamento cirúrgico. O professor Ronairo Turchiello, especialista em Odontopediatria, explica que o exame é recomendado a recém nascidos, mas que bebês e crianças de qualquer idade também podem realizá-lo. A partir de um diagnóstico conjunto com profissionais de enfermagem e fonoaudiologia, é avaliada a necessidade de intervenção cirúrgica, realizada na própria Clínica de Odontologia.
As alterações funcionais dependem da idade da criança. “Incialmente, o bebê apresenta um freio lingual menor, o frênulo. Já, em indivíduos maiores, observa-se a presença do freio lingual, propriamente dito. Admite-se que, para além da amamentação, outras funções orais, como mastigar e deglutir, podem ser prejudicadas”, observa Turchiello. “E, por fim, até mesmo problemas na aquisição e formação de certos sons na fala ou em funções sociais”, avalia.
Para tratamento, são dois tipos de intervenções: frenotomia, quando o paciente ainda é bebê; e frenectomia, em crianças maiores ou adultos, quando o freio já está mais desenvolvido e o processo é mais complexo.
Mesmo havendo diagnóstico de anquiloglossia, não significa a necessidade de tratamento cirúrgico de remoção do frênulo lingual. Avaliaremos cada caso e discutiremos com o núcleo familiar qual melhor conduta seguir”, explica o professor Turchiello.
Saiba mais
Os interessados em realizar os atendimentos, que acontecem na Clínica Odontológica, no Câmpus II, devem agendar a consulta com a Diretoria de Inovação da Universidade Feevale, pelo e-mail tecnologico@feevale.br ou pelo telefone (51) 98295-0945, contatos pelos quais também pode-se consultar o investimento.