Universidade reuniu cerca de 600 marmitas, que foram preparadas por voluntários da região e entregues em locais ilhados
Prodanov (direita) acompanhou as missões
A Universidade Feevale participou, na manhã desta quarta-feira, 8, de duas missões humanitárias aéreas nas cidades de Guaíba e Eldorado do Sul. Cerca de 600 marmitas, preparadas por grupos voluntários da região e reunidas pela Feevale, foram entregues de helicóptero em uma loja da rede Havan em Guaíba, para posterior distribuição a famílias ilhadas. Além disso, um carregamento de cestas básicas foi deixado em um ponto de apoio de Eldorado do Sul, cidade que só pode ser acessada por via aérea.
O reitor Cleber Prodanov acompanhou as missões, que tiveram como ponto de partida o Câmpus I da Feevale, local que desde o último final de semana serve como base para dois helicópteros da Ambipar, que transportam pessoas e insumos na região. “Tivemos o privilégio de, junto dos comandantes, participar dessas duas missões, levando mantimentos para pessoas sitiadas. A Universidade é solidária e está mobilizada em prol desse trabalho comunitário de tentar aliviar as dores de um Estado que está devastado”, afirma Prodanov.
Refeições preparadas na Feevale têm como destino a Fenac
Também nesta quarta-feira, por meio do curso de Gastronomia da Feevale, voluntários prepararam cerca de 800 viandas com arroz, feijão e tortilha de batata com sardinha, que foram entregues no abrigo da Fenac, em Novo Hamburgo. Para o jantar, a previsão é que outras 1,1 mil marmitas, desta vez de massa à bolonhesa, sejam produzidas. Essas refeições se somam a outras 3,6 mil que, desde segunda-feira, estão sendo preparadas na Instituição e distribuídas às famílias abrigadas na Fenac.
Diversas áreas da Universidade mobilizadas
Para atender às demandas de famílias afetadas pelas enchentes e de abrigos na região, diversos cursos e setores da Feevale se mobilizaram. Além das ações que já estavam sendo realizadas, a Clínica de Odontologia da Instituição passou a atender urgências odontológicas de crianças, adultos e idosos, no 2º andar do prédio Branco, no Câmpus II. Os agendamentos devem ser feitos pelo WhatsApp (51) 3586-9234. Já o curso de Moda produziu caminhas de cachorro para os animais resgatados no Câmpus I e na Fenac.
Além disso, o Laboratório de Microbiologia Molecular está disponibilizando, gratuitamente, para as prefeituras das cidades atingidas, os seguintes exames: Sars-CoV2, Influenza A, Influenza B, Vírus Sincicial Respiratório, Dengue, Chikungunya e Vírus Entéricos (Norovírus, vírus da Hepatite A etc). Mais informações podem ser obtidas pelo email tecnologico@feevale.br.