
Atividade reunirá alunos de escola de Parobé e integrará programação do Dia do MIT App Inventor, iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
A Universidade Feevale realiza nesta quinta-feira, 27, das 8h30min às 11h, o segundo Logicando Day de 2026. A atividade acontece no prédio Verde, no Câmpus II, e integra o projeto de extensão Logicando - Aprendizagem Criativa e Tecnologias Digitais no Desenvolvimento do Pensamento Computacional, coordenado pela professora Sandra Miorelli.
O evento receberá cerca de 50 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio José Augusto Henemann, de Parobé, que participarão de oficinas e atividades práticas envolvendo tecnologias digitais, programação e educação maker. Nesta edição, o Logicando Day também fará parte do Dia do MIT App Inventor, iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa que reúne atividades realizadas em diferentes locais para estimular estudantes a criarem seus próprios aplicativos. A proposta é proporcionar uma experiência de aprendizagem baseada na experimentação, na criatividade e na autoria, permitindo que os participantes desenvolvam projetos, testem possibilidades, cometam erros e encontrem soluções.
Desde 2024, o Logicando Day promove oficinas e workshops voltados ao desenvolvimento do pensamento computacional, da literacia digital e da educação maker. Além de proporcionar o contato com diferentes tecnologias, a iniciativa aproxima estudantes e professores da Universidade Feevale e possibilita que conheçam seus espaços e recursos.
Durante o evento, serão oferecidas oficinas de aproximadamente uma hora, realizadas nos laboratórios dos prédios Verde e Amarelo. Entre as possibilidades desenvolvidas pelo projeto estão construção de aplicativos com o App Inventor, jogos em Python, programação na plataforma Code.org, OctoStudio, jogos, robótica e desenho digital.
Os participantes também poderão explorar atividades de experimentação livre, organizadas em formato de trilha e sem duração determinada. Entre elas estão Desenho Digital, Ilha de Jogos, Robótica Maker, Ilha de Realidade Virtual, Impressão em 3D e Museu de Tecnologias Digitais. A organização do Logicando Day envolve estudantes dos cursos de Computação e Jogos Digitais, além de integrantes de projetos de pesquisa coordenados por professores da área de Tecnologia da Informação.
Aprender fazendo
A participação do Logicando Day no Dia do MIT App Inventor reforça a proposta de vivenciar a computação de maneira criativa e prática. A iniciativa busca apresentar a tecnologia não apenas como ferramenta, mas como uma possibilidade de expressão, autoria e transformação da realidade, estimulando os estudantes a desenvolverem soluções a partir de suas próprias ideias.