Feevale realiza seminário com gestores de universidades da Dinamarca e da Finlândia | Universidade Feevale

Feevale realiza seminário com gestores de universidades da Dinamarca e da Finlândia

18/10/2019 - Atualizado 16h22min

Aliança internacional entre as instituições forma o Beyond: Alliance for Knowledge (BAK)


BAK


A Universidade Feevale sediará, de 22 a 24 de outubro, o Seminário Estratégico Internacional – Beyond: Alliance for Knowledge (BAK). O evento reunirá representantes da Häme University of Applied Sciences (Hamk), da Finlândia, e da VIA University College, da Dinamarca, parceiros estratégicos em cooperação internacional da Feevale. O tema central da atividade é Cooperação com Empresas em Ensino e Pesquisa, que será debatido entre as instituições de ensino.

A Universidade receberá, da Hamk, o vice-reitor Janne Salminen, a diretora de Pesquisa da Unidade de Pesquisa em Bioeconomia, Annukka Pakarinen, o diretor de Infraestrutura, Tuomas Salonen, e a diretora de Relações Internacionais, Kati Heikkinen. Da Via, estão confirmados o reitor, Harald Mikkelsen, o diretor de Pesquisa do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Construção, Energia, Água e Clima, Theis Raaschou Andersen, e a gerente de Projeto, Anna Kronborg Bell.

Prodanov

Para o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, é importante que a ligação entre empresa e universidade seja debatida no seminário para que as instituições de ensino entendam as funcionalidades de cada uma e possam desenvolver projetos em conjunto.

Todas as reuniões têm uma temática e nessa colocamos a relação das empresas com as universidades para uma troca de experiências, com o intuito de conectar as três instituições. Estamos procurando criar produtos globais na área da educação para que as três instituições possam vender ou difundir no mundo”, diz.

A diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari, espera que o seminário promova um engajamento voltado para o empreendedorismo, como já ocorre no ensino e na pesquisa. “As três universidades têm parques tecnológicos e estão comprometidas com o desenvolvimento regional, mas a ideia é que isso seja ampliado, conectando empresas nórdicas e latinas, de forma que isso crie uma inteligência que possa ser aplicada no mercado global”, explica.

No decorrer do seminário, os visitantes conhecerão espaços como o Museu Nacional do Calçado, localizado no Câmpus I, o Laboratório de Moda, a Oficina Tecnológica e o Teatro Feevale, entre outros locais do Câmpus II, o Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies), o Centro de Tecnologias Limpas e as unidades de Novo Hamburgo e de Campo Bom do Feevale Techpark.

Cronograma de atividades

Os finlandeses e dinamarqueses chegarão na Feevale na segunda-feira, 21. Neste dia, será abordado o Design Factory, em um encontro no Hub One. No próximo dia, 22, professores participarão do Inovamundi como avaliadores de trabalhos. Eles analisarão estudos às 14h, no auditório da Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão, Câmpus II.

No dia seguinte, 23, às 9h, acontecerá a abertura do evento no 4º andar do Teatro Feevale. Após, ocorre a discussão sobre a temática do seminário, que pretende responder diversos tópicos sobre a aproximação das empresas vinculadas aos parques tecnológicos com os estudantes das instituições de ensino.

Às 11h45min, será apresentado o IPSmart, que, no mês passado, proporcionou uma integração entre os estudantes do curso de Engenharia Eletrônica, da instituição finlandesa, e do Design, da Feevale. Às 14h30min, serão apresentadas propostas de cursos e-modules (módulos a distância) voltados a estudantes internacionais. Às 15h15min será discutida a criação de uma Unidade de Pesquisa Internacional e, às 17h30min, serão abordadas atividades de cooperação relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão.

A partir das 19h, os visitantes participarão de um jantar elaborado pelo curso de Gastronomia da Feevale, no Espaço Cosmos, prédio Vermelho. O evento contará com uma apresentação do Coro de Câmara do Movimento Coral e da Oficina Geral do Movimento Teatral Feevale. No último dia, 24, ocorrerá o encerramento do evento, às 10h, na sala 1 da Reitoria, localizada no prédio Lilás, Câmpus II. No encontro serão apresentados os resultados do seminário, os planejamentos e a evolução da cooperação internacional.

Aliança entre instituições

A cooperação entre a Universidade Feevale e a Hamk foi estabelecida por meio de um convênio firmado em 2006 e, desde lá, tem desenvolvido uma produtiva parceria no ensino, na pesquisa e na extensão, com expressiva mobilidade discente e docente entre os dois países. O convênio com a instituição finlandesa e a VIA evoluiu para uma aliança estratégica. O novo convênio, firmado em 2016, deu início ao acordo trilateral Beyond: Alliance for Knowledge (BAK), que tem o objetivo de ampliar ações para educação internacional, integrando grupos de pesquisa e internacionalizando empresas vinculadas aos parques tecnológicos das universidades parceiras, dentre outras ações de cooperação.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.