Atividade acontecerá de 10 a 14 de julho, no Câmpus II da Universidade
A Universidade Feevale realizará, de 10 a 14 de julho, o Encontro Geral de Professores 2023/02. Organizada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio do Núcleo de Apoio ao Ensino e Aprendizado (Naep), esta edição contará com atividades práticas e colaborativas, em grupos de trabalho customizados pelos Institutos Acadêmicos. As ações acontecerão no prédio Vermelho, Câmpus II, em diferentes horários.
Entre os assuntos que serão abordados no encontro, que terá como tema Curadoria e cooperação docente, estão os Objetos de Aprendizagem (OA). Com a expansão das tecnologias, a Feevale vem investindo em novas plataformas e recursos educacionais, buscando subsidiar as práticas pedagógicas na construção de conhecimentos, garantindo, assim, seu compromisso com a qualidade da educação. Recentemente, a Instituição adquiriu um conjunto de soluções integradas à plataforma Feevale+, incluindo laboratórios virtuais e objetos imersivos.
A pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, lembra que hoje há um mundo de recursos digitais e conteúdo à disposição. “O desafio desse novo contexto é saber selecionar o que é importante para o objetivo do curso, para o desenvolvimento das competências discentes e, ainda, para que a aprendizagem seja ativa, significativa e engajadora”, afirma.
O coordenador do Núcleo de Apoio ao Ensino e Aprendizado (Naep), André Luciano Viana, conta que os professores deverão, reunidos nos grupos de trabalho do curso de Medicina e dos Institutos – Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT), Ciências da Saúde (ICS) e Ciências Humanas e Sociais (ICHS) –, elaborar coletivamente uma proposta pedagógica.
“As propostas contemplarão algumas das metodologias futuras, que poderão prever a elaboração de novos currículos por competências e, após, serão compartilhadas com os demais grupos, durante um pitch”, explica Viana, acrescentando que a programação do evento foi planejada e elaborada por uma comissão organizadora, formada por professores que representaram os Institutos, a fim de identificar as necessidades dos cursos.