Parceria com a Finland University permite o aprendizado de práticas inovadoras, as quais terão reflexo no desenvolvimento do Vale do Sinos
Cinco pessoas integram a comitiva da Finland University, que está na Universidade Feevale, nesta semana, para planejar ações que envolvem tanto a graduação como a educação básica, incluindo a formação de professores. A parte prática será intensificada a partir de abril, quando começará uma capacitação de docentes da Escola de Aplicação Feevale, que já vem adotando a metodologia finlandesa.
A Finland University surgiu a partir de um consórcio firmado por quatro das principais universidades públicas finlandesas – Universidade do Leste da Finlândia, Universidade de Tampere, Universidade de Turku e Abo Akademi –, que atuam no compartilhamento das melhores práticas do sistema educacional daquele país. O sistema finlandês vem garantindo ao país uma posição de liderança em educação, sendo reconhecido por seu pioneirismo e sucesso na implementação de alguns dos principais pilares da educação no século 21.
Mirka Gustafsson (gerente de contas para Educação Transnacional), Jarkko Wickström (diretor de Operações - Brasil e América Latina), Minna Kaarina Makihonko (professora sênior de Educação Inclusiva), Outi Stüber (professora responsável por Serviços de Aprendizagem Contínua/Colaborações e Parcerias) e Ines Barreto Almeida (diretora de Inovação Acadêmica e representante local) foram recepcionados pelo reitor Cleber Prodanov. “A Finlândia é um dos países mais inovadores em educação e a parceria faz com que a nossa instituição seja pioneira no modelo de educação por competências e aprendizagem por projetos, bem como na avaliação formativa e valorização dos professores”, afirma.
Qualidade educacional
Pioneira, no Brasil, no relacionamento com instituições de ensino superior finlandesas, a Universidade Feevale vem dando importantes passos em relação a práticas inovadoras. Mantendo parcerias com 127 instituições estrangeiras, localizadas em 28 países, a Instituição começou a firmar cooperação com universidades da Finlândia há cerca de 15 anos, já tendo recebido muitos professores e alunos de lá e também enviado diversos representantes àquele país nórdico.
Como instituição comunitária, a Feevale busca contribuir para o desenvolvimento regional, mas também busca o protagonismo nacional e internacional por meio de suas ações. Ao longo de sua história, a Instituição vem buscando atender, de forma qualificada, às demandas educacionais, culturais, sociais, econômicas, científicas e tecnológicas das comunidades onde está inserida, inclusive por meio dessas parcerias com universidades estrangeiras.
O acordo firmado com a Finland University, por exemplo, tem foco em avanços dos projetos educacionais, inclusive por meio da preparação de professores, para que possam adotar metodologias e tecnologias de trabalho das instituições finlandesas, o que irá contribuir para o desenvolvimento do Vale do Sinos. “Nossa relação com a Finlândia vem amadurecendo cada vez mais”, ressalta o reitor Cleber Prodanov. “O que aceleraremos agora é a utilização do que a Finlândia tem de melhor, que é a educação. Estamos usando isso na capacitação dos professores, porque falar de Finlândia significa falar de qualidade educacional”, explica.
Projetos interdisciplinares
A partir deste ano, por exemplo, currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de todo o Brasil deverão estar de acordo com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecida pelo Ministério da Educação. No caso do Ensino Médio, o prazo se estende até 2021. O documento define o conjunto de conhecimentos que os alunos devem adquirir na Educação Básica, a partir de competências como pensamento crítico e criativo, responsabilidade e cidadania, empatia e cooperação, argumentação, trabalho e projeto de vida.
Enquanto muitas instituições se adaptam às novas diretrizes, a Escola de Aplicação Feevale já está preparada para essas mudanças, pois vem trabalhando com esse formato de aprendizagem há bastante tempo, inclusive a partir do aprofundamento da parceria entre a Universidade Feevale e instituições de ensino da Finlândia. A Escola conseguiu avançar nos projetos educacionais e em práticas inovadoras, inclusive preparando seus professores para a adoção de metodologias e tecnologias finlandesas.
A Escola de Aplicação Feevale, que hoje conta com cerca de 700 alunos e 60 professores, desenvolve projetos interdisciplinares, onde a forma de o aluno aprender diz respeito a algo que é da vida, do seu dia a dia. Como na Finlândia, a Instituição trabalha por fenômenos, que se transformam em projetos de aprendizagem. Com isso, o aluno pesquisa, atua de forma interdisciplinar e também aprende questões sociais e econômicas, além de outros temas que estão envolvidos no fenômeno estudado, que muitas vezes nem são de disciplinas que ele está tendo ou que são parte do aprendizado exigido na Escola.
Para a pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, o estudante se beneficia com esse formato de aprendizagem, pois acaba tendo uma visão muito mais ampla do mundo do que se estivesse focado em uma disciplina. “Ele trabalha em um problema maior, que desenvolve competências novas e permite, inclusive, uma decisão sobre o futuro ainda mais voltada àquilo que ele entendeu e aplicou, que faz parte do seu mundo, do que ele gosta e daquilo que pode realmente fazê-lo feliz”, explica.
Assim como na Finlândia, na Escola de Aplicação não há provas, avalia-se o resultado a partir da aplicação dos conhecimentos. “Utilizamos metodologias da Educação 4.0, pois formamos para o mundo do trabalho”, afirma Angelita. Além disso, os próprios diferenciais da Instituição, como infraestrutura, Idiomas Feevale, avaliação por desafios, internacionalização, empreendedorismo e inovação, acabam gerando competências. “Os conteúdos e dinâmicas são pensados semanalmente pelos docentes, que, com criatividade e autonomia, debatem o que pode ser aprimorado e desenvolvido”, destaca.