Instituição concorreu na categoria Inovação Tecnológica e Ambiental
A Universidade Feevale, por meio do curso de Engenharia Civil, recebeu uma menção honrosa no Prêmio AEA de Meio Ambiente ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) 2022. O trabalho Uso de Água Residual da Lavagem de Caminhões Betoneira para Confecção de Concreto foi premiado durante a cerimônia realizada nesta quinta-feira, 9. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, teve como objetivo homenagear empresas e instituições por ações implementadas em benefício ao meio ambiente.
Inscrito na categoria Inovação Tecnológica e Ambiental, o estudo foi desenvolvido pelo egresso do curso de Engenharia Civil, Jeison Feltes, e pelos professores da Instituição, Vinícius de Kaiser Ortolan, Daiana Cristina Metz Arnold e Adriana Teresinha da Silva Dutra. O trabalho avaliou as possibilidades de reutilização do resíduo gerado pela etapa de lavagem dos caminhões betoneira em uma central dosadora de concreto localizada na região do Vale do Sinos. O reaproveitamento poderia ser feito por meio da elaboração de layout de tanques que permitiriam a coleta e o tratamento da água residual, a qual poderia ser implantada na etapa de confecção de novos concretos.
Segundo Feltes, o projeto foi realizado no Centro de Construções Sustentáveis da Feevale – localizado no prédio Marrom, no Câmpus II da Universidade Feevale – e em conjunto com a empresa Starmix Concretos, por meio de um acordo de cooperação viabilizado pela Diretoria de Inovação da Instituição.
As professoras Daiana e Adriana sempre buscaram incentivar seus alunos com as produções e publicações acadêmicas. A premiação de hoje é muito significativa para incentivar e mostrar o quanto é importante para o nosso futuro toda e qualquer forma de redução de impactos ambientais. Nós, como profissionais e pesquisadores, temos o desafio diário de sempre buscar uma maneira de garantir a sustentabilidade e a preservação do nosso meio ambiente”, ressalta.