Durante o evento serão revisados programas, metas e ações a serem desenvolvidos nos próximos anos
Nesta quinta e sexta-feira, dias 7 e 8, o Consórcio Pró-Sinos realiza, no Câmpus II da Universidade Feevale, o Seminário de Atualização dos Planos Municiais de Saneamento Básica, que acontecerá das 8h30min às 17h, na sala 201 do prédio Arenito. Na oportunidade, serão revisados programas, metas e ações a serem desenvolvidos nos próximos 20 anos, com o objetivo de atingir a universalização dos serviços de saneamento básico.
Durante o evento, técnicos de cada município deverão percorrer as cerca de 500 páginas de cada plano municipal, atualizando dados em vista da situação socioeconômica e demográfica atual e da projeção de evolução futura das cidades. Conforme prevê o projeto, os municípios devem transformar seus planos de saneamento em norma municipal, através de ato administrativo.
Essas medidas são importantes, pois, a partir de 31 de dezembro, as administrações podem ficar sem acesso a recursos federais destinados ao saneamento, caso não instituam seus planos de saneamento como política pública”, explica a diretora geral do Pró-Sinos, Jessica Madril.
A fim de melhorar os serviços de saneamento público municipal, a organização do consórcio elaborou um questionário, que deve ser preenchido pelos moradores dos municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. A pesquisa está disponível neste link.
Sobre o Consórcio Pró-Sinos
Em outubro de 2006, um dos mais graves desastres ambientais da história do Estado atingiu o Rio dos Sinos. Esse acidente resultou de um crime ambiental que atingiu, inicialmente, o Arroio Portão, no município de Estância Velha, provocando a morte de mais de um milhão de peixes ao longo do arroio e do rio. Considerado a maior tragédia ambiental dos últimos 40 anos no Rio Grande do Sul, o desastre provocou a indignação e uma forte mobilização dos municípios da Bacia, resultando na criação do Pró-Sinos, voltado à recuperação ambiental da Bacia do Rio dos Sinos.