Atividade prepara os agentes comunitários no combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros onde atuam
Novo Hamburgo segue no combate ao mosquito da dengue. Agora, é a vez de os agentes comunitários de saúde atualizarem seus conhecimentos para ajudar a população a agir preventivamente contra o mosquito Aedes aegypti. Está marcada para esta quinta-feira, 16, no Salão de Atos do Câmpus II Universidade Feevale, das 8h30min às 16h30min, a 2ª Atualização sobre Dengue para Agentes Comunitários de Saúde.
A atividade faz parte do Plano de Contingência contra Dengue em Novo Hamburgo, que busca preparar e desenvolver ações de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, principalmente a dengue. Todos os agentes comunitários de saúde foram chamados para a ação planejada pelo Comitê Municipal de Arboviroses, que também tem participação da Universidade Feevale.
A enfermeira e coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Vânia Horbach, destaca a importância dessas ações, enfatizando a participação da comunidade para eliminar criadouros do mosquito. “Em 2022, tivemos o primeiro surto de dengue no município. Desde então, vêm sendo intensificadas as ações de prevenção. Nesse aspecto, a participação dos agentes comunitários de saúde é fundamental, são eles que têm acesso às residências e que melhor conhecem as comunidades e territórios onde estão inseridos”, disse Horbach.
- Crédito foto: Lu Freitas/PMNH