Instituição colocou a estrutura do Hospital Veterinário Feevale e a Universidade à disposição do 54º Cartório Amigos dos Animais, que começou a funcionar em março no município
Desde o dia 24 de março, Novo Hamburgo possui uma delegacia reconhecida com o selo de Amiga dos Animais, com a abertura do 54º Cartório Amigos dos Animais na 2ª Delegacia de Polícia do município. E, para somar esforços a essas e outras inciativas da causa animal, o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, recebeu, nesta quinta-feira, 14, no Câmpus II, o secretário do Meio Ambiente de Novo Hamburgo (Semam), Ráfaga Fontoura, o delegado titular da 2° Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, Ivair Matos Santos, e a agente responsável pelo cartório, Daniela Friedrich.
No encontro, Prodanov colocou a estrutura do Hospital Veterinário Feevale (Hovet), um dos maiores e mais modernos do Brasil, à disposição do município e das necessidades da delegacia. “A nossa intenção é sermos parceiros, junto à Delegacia, ao Cartório de Amigos dos Animais e, também, à Prefeitura de Municipal de Novo Hamburgo, através da Secretaria de Meio Ambiente, na defesa e no apoio dos animais que sofrem maus-tratos ou que são abandonados”, disse.
Queremos unir forças, por meio do curso de Medicina Veterinária e do Hospital, para ajudar a delegacia, o canil e a comunidade a receber, a tratar e a cuidar, não apenas de cães e gatos, mas também dos animais de médio e grande porte”, explicou Prodanov.
Conforme o delegado Santos, no Cartório de Amigos dos Animais há, muitas vezes, dificuldades em relação ao efetivo e a recursos, e a integração com a Universidade e a Secretaria trará mais efetividade na proteção aos animais no município.
Essa parceria com a Feevale pode nos ajudar, tanto em relação à disponibilização de estagiários como, também, através de conhecimento técnico na área da Medicina Veterinária, cujos profissionais, professores e acadêmicos da Instituição poderão auxiliar nos atendimentos relacionados a lesões em animais ou, até mesmo, a possíveis necropsias que a delegacia necessita para obtenção de provas materiais para os inquéritos”, afirmou Santos.
Já para o secretário Fontoura, o encontro marcou o começo de algo muito importante. “A união da segurança com a administração pública e o ensino tem tudo para dar certo”, comemorou.
Parceria envolverá atendimentos e pesquisa, entre outras ações
A partir da reunião, a Universidade, a delegacia e a secretaria iniciaram tratativas para que a Feevale possa auxiliar em serviços como atendimentos aos animais vítimas de maus-tratos que são resgatados e na realização de necropsias pelos acadêmicos de Medicina Veterinária, com orientação dos professores. Outras ações envolverão realização de pesquisas na área de apreensão e captura de animais silvestres (principalmente pássaros), estágios do curso de Direito, na área de Direito Ambiental, e ações de divulgação científica, bem como a utilização dos espaços da Universidade para atividades de formação da Delegacia. Também participaram da reunião, pela Feevale, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Fernando Spilki, a diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Caren Mello Guimarães, e o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Matheus Weber.
Saiba mais
O 54º Cartório Amigos Dos Animais integra a 2ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo (Avenida Coronel Travassos, 91). A 2ª DP da cidade recebeu o selo por aderir ao programa estadual no qual as delegacias criam um cartório especificamente voltado para crimes contra animais. De acordo com os órgãos públicos, a crescente demanda por atendimento de ocorrências envolvendo animais domésticos enfatizou a urgência da criação de cartórios dedicados à investigação de crimes de maus-tratos e crueldades correlatas. O Cartório recebe denúncias pelo WhatsApp (51) 98502-1183 (de segunda a sexta-feira das 8h30min às 12h e das 13hmin às 18h).