Evento foi destinado a representantes e gestores de empresas associadas ao Sindicato
Em parceria com o Feevale Techpark, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Rio Grande do Sul (Sindimetal-RS) reuniu, no mês de julho, representantes e gestores de empresas associadas à entidade para o Workshop ESG. O objetivo foi apresentar os pilares das práticas ESG (Environmental, Social and Governance; ou Ambiental, Social e Governança, em português), sua importância nas empresas e as principais ferramentas e diretrizes envolvidas nas respectivas práticas.
No evento, o assessor de Desenvolvimento Industrial do Sindimetal, Cláudio Garcez, pontuou a trajetória que marcou a criação da Consultoria Metalmecânica – iniciativa para fomentar a inovação e a sustentabilidade nas empresas associadas -, seus benefícios e demandas, entre elas o ESG. “A iniciativa compõe uma das entregas da Feevale, com base em gargalos identificados por meio do serviço, para as empresas associadas”, disse.
A instrutora deste Workshop ESG e consultora do Feevale Techpark, Paola Schmitt Figueiró, afirmou que sustentabilidade e ESG não são a mesma coisa. Ao apresentar a linha do tempo do desenvolvimento sustentável, com entrelaçamento entre o social, econômico e ambiental, Paola destacou que 59% dos que estão inovando em ESG também têm expandido o negócio.
Sobre a Consultoria Metalmecânica
Lançada em parceria com a Universidade Feevale, a iniciativa presta consultorias às empresas associadas ao Sindimetal-RS. O objetivo é entender os gargalos das organizações, que indicam seus desafios e suas demandas para que a Feevale proponha soluções. A partir das visitas realizadas, são analisadas as possibilidades de inovação e de que forma a sustentabilidade pode ser inserida na operação, com olhar atento para editais e possíveis projetos que possam ser desenvolvidos.