Próxima edição acontecerá de 12 a 14 de março de 2024
Crédito: Diego Soares
Terminou nesta quinta-feira, 9, na Fenac, em Novo Hamburgo, a 46ª Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes. A maior feira do setor na América Latina reuniu desde terça-feira, 7, mais de 20 mil profissionais em busca de tendências e inovações em couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas e tecnologia.
A Fimec contou, nesta edição, com mais de 350 expositores, totalizando 10 mil m² de área de exposição. Com muitos visitantes estrangeiros, vindos de 36 países, o evento se reafirmou como uma feira internacional, sendo apontada como a melhor edição dos últimos anos.
Neste último dia da Fimec, o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, e a diretora de Inovação da Instituição, Daiana de Leonço Monzon, visitaram a feira para conferir as novidades e conversarem com expositores e visitantes. “A retomada deste setor, que está trazendo muitas novidades em inovação e tecnologia, é muito importante, pois vai possibilitar o crescimento da economia e gerar emprego e renda”, destaca Prodanov.
Na feira, o reitor e a diretora de Inovação visitaram alguns estandes, como o da Artecola, onde conversaram com o presidente executivo da empresa, Eduardo Kunst, e com o gerente de contas William dos Santos Bernardini. Prestes a completar 75 anos, a Artecola comemora a conquista dos prêmios Lançamentos/Fimec, na categoria Componentes, e Primus Inter Pares Assintecal, na categoria Sustentabilidade. Hoje, a empresa conta com três áreas de negócios – indústria, varejo (consumo) e extrusão – e nove plantas produtivas, instaladas no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru.
Prodanov e Daiana também estiveram no estande da Easypro Tecnologia, empresa instalada no Feevale Techpark e que foi à Fimec a convite da Prefeitura de Campo Bom. Lá, falaram com o CEO Silvio Correa e com o analista de Negócios Dirceu Schaefer. A empresa desenvolve projetos e mantém soluções para monitoramento de processos industriais, com foco em ganho de eficiência, produtividade, melhoria da qualidade e geração de valor percebido para o cliente. Segundo Correa, hoje os calçados e confecções respondem por 70% do negócio da empresa.
Na Fimec, o reitor e a diretora ainda se reuniram com Eduardo Schemes, CEO da Openfield, empresa especializada em componentes para calçados, e com Luis Coelho, diretor da Coelho Assessoria Empresarial Ltda, consultor especializado em calçado e coordenador dos projetos Fábrica Conceito e Estúdio Fimec. Coelho, que possui experiência de 30 anos no setor, pretende firmar uma parceria com a Universidade Feevale, no sentido de convidar estudantes, principalmente da área de Design, para participarem da próxima edição da Fimec, que acontecerá de 12 a 14 de março de 2024.