Foto: Francine Tavares
Evento acontece na Pinacoteca Feevale, no Câmpus I, a partir das 18h
Nesta terça-feira, 19, acontecerá a finissage da exposição Arte, Memória, Identidade e Territorialidade: 200 anos da imigração alemã, às 18h, na Pinacoteca Feevale, localizada no Câmpus I da Instituição. O evento marca o encerramento da mostra, que celebrou o bicentenário da chegada dos imigrantes alemães e os 55 anos do curso de Artes Visuais da Universidade Feevale. A exposição, que se iniciou em setembro, desdobrou-se em cinco locais de Novo Hamburgo: Espaço Cultural Feevale, Casa das Artes, Glass Mall, Casa CDL e, finalmente, na Pinacoteca Feevale.
Com mais de 50 artistas participantes, de diferentes estilos e linguagens – convidados por curadores da comunidade e da Feevale –, a mostra ofereceu um panorama da diversidade cultural da região. Em cada espaço expositivo, promoveu uma conversa com os diversos artistas, refletindo sobre a herança histórica de Novo Hamburgo. Nesse período, os espaços receberam visitas de artistas, escolas e comunidade.
As exibições foram organizadas pelo Projeto Galerias Feevale em Trânsito, em parceria com a Galeria Municipal Casa das Artes, AB Galeria, Glass Mall e Casa CDL, tendo como curadores Alex Lassakoski, Alexandra Eckert, Amanda Becker, Ana Hauschild, Caroline Bertani, Francine Tavares, Laura Rueda, Leonardo Lessa e Walter Karwatzki.
Segundo a professora Caroline Bertani, coordenadora do projeto Galerias Feevale em Trânsito, as exposições realizadas superaram as expectativas.
Proporcionaram encontros entre artistas da região e o público, promovendo o acesso à arte e a reflexão sobre o importante papel da cultura para o desenvolvimento regional”, afirma Caroline.
A exposição que finalizará o projeto será a da Casa CDL, com encerramento previsto para o dia 26 de novembro. Para mais informações e agendamento de visitas, é só entrar em contato pelo email projetogaleriasfeevale@feevale.br ou no Instagram @galeriasfeevale.