À tarde acontece um debate sobre o papel das instituições comunitárias no desenvolvimento local
Crédito: Claudia Velho/UCS
Menos ‘conteudismo’ e mais qualificação de processos inovadores e da formação da autonomia intelectual. A necessidade foi compartilhada pelo sociólogo e economista Luiz Roberto Liza Curi com gestores e educadores do ensino superior que acompanharam a abertura oficial do IX Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) na noite desta quinta-feira, 25, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Membro do Conselho Nacional da Educação (CNE) e do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Curi explicou como os processos avaliativos e regulatórios que regem as ações das instituições de ensino superior causam, muitas vezes, o recolhimento da capacidade de inovação nesses mesmos espaços. “Será que limitamos o processo inovativo pelo excesso de zelo no cumprimento de avaliações e regras externas?”, provocou.
A pandemia, segundo o palestrante, afetou o cenário do ensino superior, levando a um baixo teor de inovação no processo de aprendizado, além de ocasionar altos índices de desistência nos cursos de graduação, tanto em instituições públicas como privadas, em ofertas presenciais e a distância. Para ele, é preciso refletir sobre as responsabilidades que cabem às universidades nesse cenário de desestímulo ao ensino, mas também sobre o papel dos processos regulatórios que limitam a atuação e capacidade de criar e inovar das instituições.
Em sua explanação, Curi afirmou que o esforço coletivo de entidades como o Comung deve focar na superação das limitações para a qualificação da formação acadêmica, contando, para isso, com processos regulatórios que qualifiquem o ensino. “As universidades comunitárias entendem que suas ações precisam gerar impactos positivos para a comunidade em que estão inseridas. Podemos aprender muito ouvindo e observando a atuação de entidades como o Comung”, destacou.
Plataforma de inovação
A programação do primeiro dia do Fórum iniciou ainda pela manhã, com uma reunião entre representantes do Comung e da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) para tratar sobre uma plataforma de inovação que tem o intuito de consolidar o protagonismo das instituições comunitárias. Trata-se de um ambiente dedicado à integração, apoio, prospecção e potencialização de ações das instituições de ensino superior. A estrutura é responsável por identificar e prospectar as demandas e organizar os projetos, de forma integrada entre as instituições, respeitando a vocação, a autonomia e as particularidades de cada uma.
Em sua fala, o presidente do Comung e reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, valorizou a parceria e troca de experiências com a Acafe. “Trabalhamos em conjunto, temos a mesma causa e vamos evoluir muito no posicionamento das comunitárias a partir do trabalho compartilhado”, disse. Já o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, que é 2º vice-presidente do Comung, ressaltou o desconhecimento da sociedade sobre a modalidade comunitária de instituições de ensino superior.
A plataforma é um passo para consolidar o consórcio perante o governo, associações e entidades ligadas a setores da economia e sociedade”, afirmou.
A segunda fase do projeto contará com a ação de agentes designados pelas instituições de ensino junto às associações, federações e outras entidades ligadas à economia, além do poder público, para o fechamento de parcerias. O cronograma de trabalho deve iniciar em março de 2022.
Sobre o Fórum
O IX Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) termina nesta sexta-feira, 26. Às 14h acontecerá um painel com a participação da coordenadora do mestrado em Virologia e do Laboratório de Microbiologia Molecular da Feevale, Juliane Fleck. O debate abordará o tema Transformando pesquisa em soluções para a comunidade: o papel das instituições de ensino superior comunitárias no desenvolvimento local. A mediação será do reitor Cleber Prodanov. As inscrições já estão encerradas, mas quem quiser acompanhar o painel pode acessar o site comung.org.br/forum2021.