Governador Eduardo Leite se reuniu nesta segunda-feira com lideranças de entidades do Estado, dentre as quais o reitor da Feevale
O governador Eduardo Leite se reuniu, nesta segunda-feira, 11, com representantes de diversas entidades do Rio Grande do Sul, a fim de discutir a reconstrução dos municípios mais afetados pelas inundações da última semana, no Vale do Taquari. O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, participou do encontro, que debateu, dentre outros temas, a necessidade de um sistema de governança para os recursos financeiros arrecadados e maneiras de destinar essas doações aos pequenos empreendedores que, além de suas casas, perderam suas fontes de renda.
De acordo com o governador, a economia das cidades atingidas, em especial Muçum e Roca Sales, foi completamente afetada. “Diferente do que acontece em vários episódios de chuvas em excesso, neste caso, as empresas e os pequenos comércios foram muito atingidos. A ideia é que esse recurso possa ser utilizado para ajudar os pequenos empreendedores e dar a eles um novo ponto de partida, e para que essas cidades que perderam a esperança no futuro possam retomar suas atividades”, pontou Leite.
Prodanov, que também é vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), parabenizou o governador pela iniciativa e, também, os representantes das entidades pela participação. Além disso, colocou não apenas a Feevale, mas também as universidades do Comung à disposição do Estado para auxiliar na resolução dos problemas ocasionados pelos eventos climáticos. “Reconstruir a vida das pessoas não passa apenas por uma questão assistencialista de momento, mas por dar uma perspectiva de futuro, de que as pessoas continuarão pertencendo a um grupo e a um território. E isso tem um impacto psicológico nas comunidades. É extremamente importante essa contribuição para que o empreendedor continue sendo empreendedor e, aquele que não era, possa se tornar”, destacou.
Entre os presentes, estavam o presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Rodrigo Costa; o diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS), André Vanoni de Godoy; governadores do Rotary Club e governadores distritais do Lions Club; o presidente do conselho nacional da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé; representantes da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), da Fundação Marcopolo e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS); além de secretários de Estado, dentre os quais Beatriz Araújo (Cultura) e Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico). Junto às entidades, o governo pretende elaborar projetos para auxiliar o Vale do Taquari.