Foto: Z Multi Editora
Felipe Kuhn Braun, que escreveu obra Histórias de São Leopoldo juntamente com Sandro Blume, realiza palestra e sessão de autógrafos no dia 9 de novembro, em Porto Alegre
O escritor Felipe Kuhn Braun, graduado em Jornalismo pela Universidade Feevale, lançará, juntamente com Sandro Blume, o livro Histórias de São Leopoldo: dos povos originários às emancipações. O lançamento acontecerá no dia 9 de novembro, às 19h30min, no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre (Rua Germano Petersen Júnior, 250, Auxiliadora, Porto Alegre). O evento contará com sessão de autógrafos e uma palestra gratuita, ministrada pelos autores, introduzindo os temas da obra, que aborda a imigração alemã no Rio Grande do Sul. Interessados também podem doar 1kg de alimento não perecível na entrada.
Na publicação de 352 páginas, os escritores escrevem sobre os indígenas que habitaram a região leopoldense, a primeira sesmaria reconhecida em 1755, registrando a data da primeira ocupação de terras por parte dos europeus em 1741, assim como a história da Feitoria do Linho Cânhamo a partir de 1788, empreendimento que foi à falência e fazenda na qual viviam os trabalhadores africanos (escravizados pelos portugueses), cuja Casa da Feitoria serviu de abrigo para os primeiros imigrantes de origens germânicas.
Braun e Blume descrevem as primeiras administrações na cidade após a emancipação de 1846, as lideranças políticas de origens luso e germânica, o desenvolvimento das localidades que pertenceram a São Leopoldo como distritos e povoados, além da fundação de diversas comunidades religiosas e instituições de ensino. O livro destaca também a história da medicina na cidade e nas suas “picadas”, povoados próximos e mais interioranos, além da vocação de São Leopoldo para o comércio e para a indústria com a divulgação de um interessante relatório de 1924 sobre empresas de ramos que vão de brinquedos e objetos de lata, a alimentos e bebidas, passando por máquinas de costura e bordados, produtos químicos, fiação etc.
A obra conta com fotografias antigas, nomes e datas de imigrantes pioneiros e seus descendentes que residiam na antiga área territorial de São Leopoldo até 1927. Nessa parte final, estão registrados os nomes das localidades de origem desses imigrantes na Europa, bem como os distritos e povoados onde eles viviam dentro da cidade.
Livro Histórias de São Leopoldo: dos povos originários às emancipações
- Autores: Felipe Kuhn Braun e Sandro Blume
- Páginas: 352
- Editora: Z Multi Editora
- Preço: R$ 70