Mestrandas e professora apresentam trabalhos em evento que acontece até esta sexta-feira, 2 de agosto, em Santa Catarina
O grupo de pesquisa Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Cultura e Educação da Universidade Feevale participa do Seminário Internacional Fazendo Gênero 13. O evento acontece até esta sexta-feira, 2 de agosto, no Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis (SC).
A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Fabiane Castilhos, e a mestranda do PPG em Processos e Manifestações Culturais, Denise Zagonel, juntamente com a coordenadora do Criança na Mídia, Saraí Schmidt, apresentarão três trabalhos. Os artigos foram desenvolvidos coletivamente e integram a pesquisa guarda-chuva institucional que conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e são resultados do convênio Educação Antidiscriminatória, realizado em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo.
Para a professora Saraí, a participação coletiva representa uma conquista do grupo de pesquisa.
Esse é um evento internacional muito reconhecido e conseguir participar com a aprovação e apresentação de três trabalhos e representação presencial de três pessoas do grupo de pesquisa é uma alegria. Um espaço de troca acadêmica qualificada e oportunidade de divulgar o que estamos produzindo na Feevale”, afirma Saraí.
Com a temática Contra o fim do mundo: anticolonialismo, antifascismo e justiça climática, o seminário tem como proposta criar um espaço interdisciplinar de diálogo, trocas e possibilidades de formação de redes transnacionais, que incluam pesquisadoras/es, artistas e ativistas de movimentos sociais, articulando uma aproximação entre a academia e as experiências de mundo marcadas pela diferença e pela diversidade, nos atravessamentos de pesquisa, arte e ativismo. O evento viabiliza um espaço de interlocução, promovendo e produzindo conhecimentos que colocam o gênero, as sexualidades e as questões feministas no centro das discussões, privilegiando a troca e o debate de sujeitos sociais diversos.