Acadêmicos e egressos da universidade e alunos da escola têm desconto nos cursos de línguas estrangeiras
27/02/2019 - Atualizado 13h54min
A Universidade Feevale inicia o ano com novidades no ensino de línguas estrangeiras. A começar pela troca de nome da estrutura, que passa a se chamar Idiomas Feevale, e pela adoção de uma identidade visual moderna, inspirada em quatro palavras: experiência, conexão, realização e possibilidade. A mudança mais importante, no entanto, se refere ao aprimoramento da metodologia desenvolvida nas aulas de inglês, espanhol, alemão, italiano, francês e português para estrangeiros.
Durante o ano passado, foram analisadas as melhores opções pedagógicas para dar suporte ao processo. A partir de agora, o Idiomas Feevale implanta uma metodologia unificada, e os professores passam a seguir os mesmos princípios em suas atividades, garantindo que o percurso formativo dos alunos prime pelo encadeamento dos diferentes níveis. O processo educacional é pautado por uma abordagem comunicativa, envolvendo técnicas praticadas mundialmente.
Houve também renovação nos recursos tecnológicos, entre eles softwares específicos para o aprendizado de idioma, e nos materiais didáticos. Nas aulas de inglês, por exemplo, os estudantes passam a usar novos livros da Universidade de Cambridge (Inglaterra), referência mundial em pesquisa aplicado ao ensino desse idioma. Cada volume tem um código de acesso a uma plataforma online que amplia em 30% o contato com a língua, em relação às 60 horas semestrais de aula.
As turmas são pequenas, com no máximo 14 alunos, e atendem a diferentes públicos (crianças, adolescentes, adultos e seniores). As aulas ocorrem uma vez por semana, em horários flexíveis, com ofertas que variam de acordo com o idioma e a faixa etária: pela manhã, das 9h15 às 11h35, e à tarde, das 14h às 16h20 (crianças e adolescentes, no Câmpus I, e seniores, no Câmpus II); e à noite, das 19h30 às 22h15 (adultos, no Câmpus II). No vespertino, são duas aulas semanais, das 18h às 19h15, configurando uma opção para alunos da graduação conciliarem com sua grade de horário. Acadêmicos e egressos da universidade e alunos da Escola de Aplicação Feevale têm desconto de 20% nos cursos.
Padrão europeu
Um dado relevante é que o Idiomas Feevale segue o Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas, documento regulatório da metodologia de aprendizagem e de ensino das línguas vivas. O documento proporciona uma base para a elaboração de programas de avaliação na Europa. É usado para medir os conhecimentos de uma pessoa da maneira mais objetiva possível, estabelecendo três níveis que se dividem em subníveis: A1 e A2, (usuário básico), B1 e B2 (usuário independente) e C1 e C2 (usuário competente). Um subnível corresponde a um perfil linguístico, com conhecimentos mínimos requeridos para cada uma das capacidades comunicativas: orais, escritas e de entendimento.
No Idiomas Feevale, todos os cursos são validados por esse marco. Ao final dos 10 semestres de inglês, por exemplo, o aluno se situa no nível B2, acima do que empresas e universidades costumam exigir como proficiência. Para os alunos que precisam de certificação internacional, a equipe do Idiomas Feevale orienta na obtenção. “A Feevale tem por base a internacionalização, e o aluno que almeja essa experiência precisa obter proficiência no idioma do país de destino”, afirma a coordenadora do Idiomas Feevale, professora Vera Flores. “Nos âmbitos acadêmico e profissional, língua estrangeira é pré-requisito para demandas internacionais e diferencial para demandas nacionais.”
Mais informações estão disponíveis no site abaixo, onde também é possível realizar um teste online para o aluno descobrir o seu nível para matrícula no curso.