O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma plataforma que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação
Nesta terça-feira, 13, ao final do Workshop Anprotec 2019, durante o Innovation Summit Brasil em Florianópolis – SC, aconteceu a entrega do certificado das incubadoras que realizaram a implantação Cerne 1, e a Incubadora Tecnológica da Feevale estava entre elas. A certificação representa que a incubadora conseguiu alcançar os padrões do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), modelo de gestão criado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Instituição foi representada, no evento, pelo coordenador do Feevale Techpark, Gustavo Piardi dos Santos.
O processo de implantação do Cerne vem sendo desenvolvido pela Anprotec e pelo Sebrae desde 2008, quando foi realizado o primeiro workshop sobre o modelo de gestão, que apresenta boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave em uma incubadora. Neste primeiro nível, todos os sistemas implantados pelos processos-chave estão diretamente relacionados ao desenvolvimento dos empreendimentos. Ao atingir esse nível, a Incubadora Tecnológica da Feevale demonstra que tem capacidade para prospectar e selecionar boas ideias e transformá-las em negócios inovadores bem-sucedidos, sistemática e repetidamente.
A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, disse estar muito feliz com essa certificação, que vem ao encontro da transformação que a Instituição está fazendo desde 2015 no Feevale Techpark e na Incubadora Tecnológica da Feevale.
“Isso nos leva a um posicionamento diferente, onde podemos determinar as nossas áreas de atuação, buscar empresas nessas áreas, reformular o processo de aceleração e de pré-incubação e ter um processo aberto, entre outros fatores”, afirma. “A certificação faz com que nos tornemos um agente de desenvolvimento econômico, e que também possamos ajudar a região, buscando uma diversificação da matriz produtiva local”, afirma.
SOBRE O CERNE:
O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma plataforma que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade, sendo que cada um representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.
O objetivo do Cerne é ampliar a capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem-sucedidos. Trata-se de uma referência para a gestão de incubadoras de empresas, visando facilitar, apoiar e orientar os gestores a fazerem as transformações dos empreendimentos. A implantação do modelo possibilita a incubadora agregar valor ao seu negócio, passando a se posicionar e ser reconhecida como um agente de desenvolvimento econômico.