Evento teve como objetivo estimular a produção, a divulgação e a discussão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais desenvolvidos no contexto universitário e na educação básica
Terminou no sábado, 18, na Universidade Feevale, o Inovamundi, evento que teve como objetivo estimular a produção, a divulgação e a discussão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais desenvolvidos no contexto universitário e na educação básica. Direcionado a estudantes, professores e comunidade em geral, esta edição contou, mais uma vez, com a participação de alunos de outros países.
Estudantes do Chile, Colômbia e Alemanha apresentaram trabalhos no Inovamundi. A pesquisa, que teve como tema Multiplying international experiences: reflexions on the competences developed by exchanges students at Feevale University in 2023/01, foi realizada durante o primeiro semestre deste ano, na disciplina Internacionalização e Cultura, ministrada pela professora Paula Casari Cundari, que é diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Universidade Feevale.
A pesquisa resultou em um artigo que foi compartilhado na Feira de Iniciação Científica (FIC), um dos eventos que integram o Inovamundi com a finalidade de promover a divulgação e o intercâmbio de resultados de pesquisa oriundos de atividades de estudantes de graduação, sob a orientação de docentes, em diversas áreas temáticas. Os alunos abordaram a importância da cultura, as habilidades exigidas para profissionais globais e, também, sobre a importância do pensamento adaptativo, da resiliência e da atenção plena nas interações interculturais.
Além da presença dos alunos internacionais, o Inovamundi contou com uma Comissão Científica Internacional, formada por professores que avaliaram trabalhos. São eles: María Eugenia Galeano Dinatale (Universidad Nacional de Asunción), Matías Victoria Montero (Universidad de la República Uruguay), Patricio Godoy Martínez (Universidad Austral de Chile) e Ricardo Izurieta (University of South Florida).
Outros dois estudantes, que são da Feevale, também tiveram ações internacionais em seus trabalhos apresentados no Inovamundi. Jenifer Panizzon abordou o tema Image-based quantification of microplastic particles e Diego Mergener apresentou o tema Jogar para uma diversidade inclusiva: valorizando as dissemelhanças culturais no contexto acadêmico e empresarial.