Participantes devem propor soluções para dois desafios
Startups, empresas, universidades e institutos de pesquisa podem se inscrever, até o dia 13 de novembro, para a Maratona Inova VM, que propõe desafios operacionais para a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Trata-se de um programa de inovação aberta da Vale, que é parceira da Universidade Feevale, juntamente com o Findeslab, um hub de inovação para a indústria.
O Inova VM tem como objetivo promover o desenvolvimento regional e nacional, por meio do investimento em áreas como saúde, segurança, logística, mobilidade e urbanismo. Foram propostos dois desafios pela EFVM, para que os participantes possam sugerir soluções de impacto. Os projetos pré-selecionados passarão por um design sprint, onde desenvolverão suas soluções com a mentoria de profissionais técnicos da Vale. Mais informações podem ser obtidas no site www.findeslab.com.br/inovavm.
Parceria com a Vale
A Universidade Feevale desenvolve, em parceria com a Vale, o projeto Desenvolvimento de fixações ferroviárias em polímero, que busca aumentar o conhecimento técnico e desenvolver materiais poliméricos em sistemas de fixação de trilhos ferroviários da multinacional.
Estão sendo analisados os materiais de duas ferrovias para o escoamento da produção de minério de ferro e carga geral, como grãos e combustíveis. Espera-se, com o estudo desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, diminuir a necessidade de reparo ou substituição dos itens nas ferrovias, aumentando sua disponibilidade para o tráfego de trens.