Intercambistas têm experiências de estudos e estágio nos ambientes da Feevale | Universidade Feevale

Intercambistas têm experiências de estudos e estágio nos ambientes da Feevale

23/08/2023 - Atualizado 15h10min

Neste semestre, Universidade recepciona três acadêmicos de instituições estrangeiras parceiras

Daniel Mitrovic Daniel Mitrovic, de 19 anos, faz estágio em empresa do Feevale Techpark

Além de atuar para que seus estudantes tenham oportunidade de internacionalização durante o curso, imergindo em culturas e metodologias de ensino estrangeiras, a Universidade Feevale permite que estudantes de outros países conheçam as práticas locais. Entre as instituições internacionais parceiras da Feevale está a Hamk - Häme University of Applied Sciences, da Finlândia. É lá que estuda o intercambista Daniel Mitrovic, que veio para o Brasil para uma experiência de estudos e estágio nos ambientes da Instituição.

Natural da Eslováquia, o jovem de 19 anos estuda International Business e, na Feevale, tem aulas em disciplinas como Português para estrangeiros e Internacionalização e cultura. Além disso, realiza estágio na Talenttare Conteúdo & Criatividade, empresa residente do Feevale Techpark com foco em produção de conteúdo, assessoria de imprensa e marketing de influência. Mitrovic conta que escolheu a Feevale como destino por ser, dentre todas as instituições que considerou, a que oferece os melhores cursos e uma melhor experiência. “Poderei aprender com professores experientes e trabalhar com colegas para obter conhecimento prático para o meu futuro”, afirma.

Na Talenttare, o estudante integra o time de mídia e análise de dados, auxiliando, também, na produção de relatórios. A diretora de Conteúdo da empresa, Renata Arteiro, diz que o jovem tem um perfil analítico e que poderá dar ideias a respeito de como compreende a comunicação digital. “Além disso, Daniel nos contou que tem muito interesse em marketing e comunicação. Sendo assim, acredito que ele sairá daqui entendendo mais de como o mercado brasileiro interpreta dados e cria estratégias de conteúdo”, avalia.

Aprendizados pessoais e profissionais

Outra parceira da Feevale no intercâmbio de estudantes é a Universidad Santo Tomás, do Chile, instituição onde Camila Fernanda Colivoro Antiñanco estuda Fisioterapia. Aos 29 anos, ela veio para o Brasil cursar Português para estrangeiros e disciplinas específicas da área da saúde, além de fazer seu último estágio da graduação em ambientes como o Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) da Feevale, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Ela acredita que a experiência contribuirá profissionalmente e, também, para sua vida pessoal. “Estou conhecendo uma nova cultura e me enriquecendo com novos aprendizados e experiências para meu futuro profissional”, destaca. Ela usa como exemplo de novo conhecimento a hidroterapia, também chamada de fisioterapia aquática. “A minha universidade, no Chile, não ensina essa prática”, diz.

Mercado de trabalho aberto a estudantes

O intercâmbio para a Universidade Feevale também possibilita, em alguns casos, experiências profissionais externas aos ambientes da Instituição. Acadêmica do curso de Comunicação Gráfica Publicitária da Universidad de Medellín, na Colômbia, Maria Paulina Bustamante Duque obteve uma oportunidade de estágio na Aniger, empresa do ramo calçadista que fabrica a marca Petite Jolie. Com 21 anos, a jovem intercala as atividades profissionais, durante o dia, com as aulas na Feevale, à noite - também na disciplina de Português para estrangeiros. Ela diz perceber que o mercado de trabalho brasileiro é mais aberto a profissionais ainda não graduados do que na Colômbia. “Ter a possibilidade de trabalhar em uma firma tão grande, ainda cursando a faculdade, e ter um horário noturno para os estudos demostra o interesse do Brasil em que as pessoas comecem a experiência laboral antes da formatura. Isso amplia o conhecimento, motiva e permite conhecer as realidades das áreas que estamos estudando”, indica.

Para a diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Universidade, Paula Casari Cundari, a oportunidade que alunos estrangeiros têm de estagiar no país de destino representa uma evolução na mobilidade acadêmica. “Os intercambistas vivenciam a experiência em sala de aula e se integram ao mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades de práticas profissionais em diferentes contextos culturais e ampliando networking e opções de empregabilidade”, aponta. Estudantes da Feevale interessados em ter um período de estudos no exterior podem obter mais informações pelo e-mail intercambio@feevale.br ou no endereço www.feevale.br/intercambio.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.