23/08/2018 - Atualizado 24/08/2018 15h41min
Produção foi apresentada para as pessoas em situação de rua
Webdocumentário foi desenvolvido na Agência Experimental de Comunicação da Universidade
O webdocumentário Invisíveis, elaborado pelos estudantes da Agência Experimental de Comunicação (Agecom) da Universidade Feevale, foi um dos grandes vencedores do Concurso Interativo Trailers, Clipes e Webdocs, promovido pelo Gramado Film Market, no 46º Festival de Cinema de Gramado. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira, 22, em sessão aberta aos participantes. Concorrendo com um total de 56 inscrições nas categorias, que somaram quase cinco mil votos, a produção foi eleita o melhor Webdocumentário desta edição. Diante do expressivo resultado, o Canal Brasil criou o Prêmio Exibição Digital Canal Brasil e vai disponibilizar os vencedores em seu Canal Oficial do YouTube (www.youtube.com/canalbrasil) por dois meses.
Dirigido pela acadêmica de Produção Audiovisual, Luisa Krummenauer, o webdocumentário é baseado em pessoas em situação de rua e foi desenvolvido em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua em Novo Hamburgo – conhecido como Centro Pop –, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social do Município. Sobre a premiação, a estudante afirmou que é maravilhoso o reconhecimento, já que a temática abordada é muito importante e deve ser cada vez mais difundida, principalmente pela mídia. “Ver esse trabalho - no qual procuramos dar voz a essas pessoas - ser vencedor no festival é inspirador. A produção fez todos da equipe evoluírem, não só como profissionais e acadêmicos, mas também como seres humanos”, ressaltou.
O webdocumentário de dez minutos tem o intuito de mostrar as experiências de pessoas em situação de rua, que enfrentam não só a violência física, mas, também, o julgamento e o preconceito. Durante a primeira exibição do documentário, os beneficiados do Centro Pop comentaram sobre a experiência de participar de um projeto com a temática voltada às suas próprias vivências e destacaram a importância de serem ouvidos e reconhecidos.
Confira os envolvidos na produção:
Direção: Luisa Krummenauer
Orientação: professora Donesca Calligaro
Direção de Fotografia: Luisa Krummenauer e Renata Ramos
Edição e Montagem: Luisa Krummenauer
Fotografia: Renata Ramos
Imagens: Julia Augsten, Luísa Krummenauer e Luíza Bangel dos Santos
Lettering: Renata Ramos
Entrevistas: Eduarda Spanevello e Marina Staudt
Matéria: Eduarda Spanevello e Jordana Marian
Consultores do tema: Carmem Regina Giongo, Roni Antônio Gomes, Binô Mauirá Zwetsch e Fábio Guilherme Flesch Möller
Supervisão: professores Caroline Delevati Colpo, Gabriel Daudt, Rosana Vaz Silveira e Vanessa Valiati
Ano de produção: 2017/2
Agência Experimental de Comunicação - Universidade Feevale