Com o objetivo de solucionar conflitos e promover a cultura de paz por meio da mediação, o Núcleo de Justiça Comunitária fechou o ano de 2018, registrando 248 atendimentos em quatro meses de funcionamento, por meio do componente Prevenção à Violência do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI). A iniciativa é oferecida pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo em parceria com a Universidade Feevale.
Além dos atendimentos feitos nos bairros Santo Afonso e Canudos, a Justiça Comunitária promoveu, também, oficinas de educação para direitos humanos e mediação de conflitos com a comunidade escolar, envolvendo 928 pessoas. Nos atendimentos são oferecidas orientações jurídica, psicológica e social, além da mediação de conflitos com o intuito de sensibilizar a população dos territórios atendidos, sanando seus próprios problemas sem a necessidade de ações judiciais. Pessoas que estão em vulnerabilidade social com necessidade de orientação jurídica ou psicossocial também podem procurar o Núcleo de Justiça Comunitária de seu território e apresentar os documentos pessoais como Registro Geral (RG), Número de Identificação Social (NIS), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.
Tipos de atendimento
Nos locais são atendidas situações como pensão alimentícia, abandono e negligência com idosos ou pessoas com deficiências. Além disso, o núcleo presta atendimento para casos de violência doméstica, acesso a direitos sociais, bullying, relação entre pais e corpo docente, relação entre vizinhos, posses, moradia e propriedade.
Funcionamento
Base Pronasci Santo Afonso
Rua Buenos Ayres, 2017
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h; e das 13h às 17h
Igreja Congregação de Canudos/Vila das Flores
Rua José Aloísio Daut, 163
Quartas-feiras, das 13h30min às 16h30min
Praça da Juventude Santo Afonso
Rua Honduras, 150
Terças-feiras, das 10h às 14h
Contato
Telefone: 3097-1221