24/11/2017 - Atualizado 14h52min
Instituição homenageia funcionário que atuou por 42 anos no espaço
Em cerimônia que será realizada na próxima quinta-feira, dia 30, a Universidade Feevale homenageará o ex-funcionário Lauro Backes, conhecido como “Tio Lauro”, colocando o seu nome no Laboratório de Anatomia Humana. O evento acontecerá às 17h, no subsolo 1 do prédio Vermelho, no Câmpus II, onde fica localizado o laboratório.
Parte da trajetória profissional de Lauro Backes, hoje com 78 anos, esteve ligada à Instituição, onde atuou de forma exemplar, por quase 42 anos, como Técnico em Anatomia nos Laboratórios de Anatomia Humana dos Câmpus I e II. Backes colaborou significativamente para o crescimento e a consolidação do Laboratório de Anatomia Humana da Feevale como um espaço de desenvolvimento do ensino e da ciência e de formação de novos profissionais das mais diversas áreas da Saúde e das Humanas.
Doação de corpo em vida
Lauro Backes é um dos 160 doadores cadastrados no projeto Doação de Corpo em Vida, desenvolvido pela Universidade Feevale desde o segundo semestre de 2015. Coordenado pelo professor Marcelo Marques Soares, o projeto destina-se a funcionários, acadêmicos e comunidade. Um dos objetivos é motivar novas doações de corpos, contribuindo para a formação dos profissionais da área da Saúde. Os participantes do projeto recebem a Carteira do Doador de Corpo, que contém dados pertinentes à doação, além dos contatos da equipe que atua no Laboratório de Anatomia Humana.
Como doar?
Basta entrar em contato com o Laboratório de Anatomia Humana da Feevale para obter o termo de doação que, depois de preenchido e reconhecido em cartório, deverá ser entregue à Instituição. A doação só será efetivada com o consentimento da família, por isso é necessário que o doador manifeste essa vontade aos familiares.
A doação do corpo impede a doação de órgãos?
Não. Os órgãos podem ser retirados para transplante, o que não interfere na doação do corpo para estudo.
O que é feito com o corpo após a doação?
O corpo passa por processos de conservação, realizados pelos profissionais do Laboratório de Anatomia e, após, é utilizado para estudos em diversos cursos da área da Saúde. O corpo é tratado com respeito e ética por parte de todos que entram em contato com ele.
O que se recebe em troca?
A Feevale custeia o translado do corpo do local estipulado até as dependências da Instituição. O doador e sua família recebem o reconhecimento e a gratidão da Universidade e dos futuros profissionais por terem contribuído com o ensino e a formação na área da Saúde.