Estudantes da Escola de Aplicação Feevale apresentaram, nesta quarta-feira, 10, a primeira sessão do 28º Festidança e 13º Festival Artístico
Eureka! Ciência e Arte é o tema explorado no 28º Festidança e 13º Festival Artístico da Escola de Aplicação Feevale, que teve sua primeira sessão nesta quarta-feira, 10, e terá a segunda nesta quinta, 11, às 19h, no Teatro Feevale. O evento consiste em uma mostra dos resultados das pesquisas, descobertas e aprendizagens desenvolvidos pelos estudantes durante o primeiro semestre de cada ano. A mostra conta com apresentações de música, teatro e dança.
Em sua fala de abertura, o reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, empossado em 28 de junho, pontuou que já trabalhou com todos os níveis educacionais, e que tem grande afinidade com a educação básica.
Eu compreendo a relevância da educação básica para o desenvolvimento do País e, também, para que a educação superior alcance melhores resultados no futuro. Nós vamos pensar a Universidade em sua totalidade, dando atenção especial à Escola de Aplicação. Certamente, os estudantes serão beneficiados, porque terão acesso a uma educação que prepara para o mercado de trabalho e para a vida”, afirmou.
Ao explicar sobre a temática escolhida neste ano, a diretora da Escola de Aplicação, Janine Vieira, afirmou que a ciência e a arte são essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes. “Aproveitem este momento para reviver a essência da curiosidade e da expressão artística. Que a noite seja inspiradora e inesquecível”, concluiu.
As apresentações foram desenvolvidas pelos próprios estudantes, com mediação dos professores, de forma a representar o tema do projeto. A temática foi escolhida em virtude da importância da ciência e da arte para a sociedade - a primeira, como forma de explorarmos e entendermos o mundo com precisão e lógica; a segunda, permitindo a expressão de nossas emoções mais profundas.
Além do Festidança e Festival Artístico, há uma exposição na Pinacoteca da Feevale, localizada no Câmpus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo), com trabalhos artísticos desenvolvidos pelos estudantes da Escola de Aplicação ao longo do projeto. A mostra pode ser visitada até o dia 9 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 22h.