Mostra, que retrata a história da moda, conta recursos de acessibilidade aos visitantes, como audiodescrição, braile e pictogramas
O Museu Nacional do Calçado (MNC) abriu nesta terça-feira, 7, a exposição História da Moda – Percepções e Sensações. A mostra, que permanecerá no espaço até setembro, conta com 16 bonecas que retratam, em suas vestes, diferentes épocas, sob o viés da inclusão. Entre os diferenciais da exposição estão recursos acessíveis, como audiodescrição, braile e pictogramas, que permitem que pessoas cegas e com ausência de literacia ou déficit cognitivo também possam ter acesso aos detalhes históricos da indumentária.
A exposição foi organizada pelo Laboratório de Inclusão e Ergonomia (Labie), pelo Centro de Design da Feevale e pelo Programa de Educação Tutorial (PET), ligado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A coordenação é das professoras Regina Heidrich e Claudia Schemes (foto ao lado).
Saiba mais
O Museu Nacional do Calçado, localizado no Campus I da Universidade Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Bairro Hamburgo Velho, Novo Hamburgo, está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 14h às 18h. Nos sábados ou em outros horários as visitas podem ser feitas mediante agendamento pelo telefone (51) 3584-7101. A entrada é gratuita.
Confira as imagens da exposição abaixo: