Exposição que retrata migrações forçadas que ocorreram ao longo da história se relaciona com a temática do evento
Integrante da programação da 18ª Primavera dos Museus, o Museu Nacional do Calçado (MNC) promove, até 30 de outubro, a exposição Re - imaginar é possível? Moda, imaginação social e migração. A mostra retrata, por meio de vestimentas e calçados, processos de migrações que ocorreram ao longo da história, seja por motivos políticos, econômicos ou climáticos, entre outros. São representados, na exposição, os deslocamentos de países como Venezuela, Síria, Japão e Peru, além do êxodo rural, que consiste na saída do campo para a cidade.
A exposição ainda contará com recursos de acessibilidade para interação com o acervo da exposição. Além de poderem tocar nas peças, os visitantes têm acesso a um QR code, onde está disponível a audiodescrição dos itens expostos.
A Primavera dos Museus, que acontece de 23 a 29 de setembro, é um evento cultural anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A data foi criada para intensificar a relação entre os museus e a sociedade, promovendo a valorização do patrimônio cultural brasileiro.
Neste ano com o tema Museus, Acessibilidade e Inclusão, os museus que participam da programação oferecem atividades como exposições temporárias, palestras e seminários, oficinas e workshops, além de visitas guiadas.
Sobre o MNC
O Museu Nacional do Calçado (MNC), localizado no Câmpus I da Universidade Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Bairro Hamburgo Velho, Novo Hamburgo), está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 14h às 18h. Nos sábados ou em outros horários as visitas podem ser feitas mediante agendamento pelo telefone (51) 3584-7101. A entrada é gratuita.