No Dia do Bibliotecário, Feevale destaca canal de comunicação especializado das bibliotecas | Universidade Feevale

No Dia do Bibliotecário, Feevale destaca canal de comunicação especializado das bibliotecas

10/03/2022 - Atualizado 09h05min

Pergunte à Bibliotecária oferece orientação gratuita e on-line para alunos, professores e comunidade

Bibliotecária

No dia 12 de março, comemora-se o Dia do Bibliotecário. Em alusão à data, a Universidade Feevale destaca um canal de comunicação síncrono que possibilita à comunidade acadêmica receber orientações em tempo real e virtual: o Pergunte à Bibliotecária. O serviço gratuito acontece por meio de plataformas digitais de vídeo e permite a combinação entre bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos.

Durante o atendimento, as bibliotecárias respondem dúvidas quanto à pesquisa acadêmica, formatação de trabalhos e dúvidas científicas em geral, como fator de impacto das revistas científicas e estratégias de pesquisa, entre outros. As bibliotecárias da Feevale, Bruna Heller e Janice Moser Corrêa, explicam que o canal de comunicação surgiu em meio à pandemia de Covid-19 para que a Biblioteca Feevale continuasse auxiliando à comunidade, que já estava acostumada com o atendimento presencial, de forma remota. “A Biblioteca do Congresso Norte-Americano já oferecia esse serviço como uma mesa on-line, em que os interessados podem buscar atendimento com um bibliotecário. O isolamento social nos exigiu sair da caixa e implementamos o serviço, que foi e é um sucesso”, ressaltam.

Bruna reforça que o profissional bibliotecário dá norte para a comunidade acadêmica, entende a necessidade e tenta sanar as dúvidas com a melhor resposta.

Já diria Shiyali Ramamrita Ranganathan, considerado o pai da biblioteconomia na Índia, os livros são para usar e a biblioteca é um organismo em crescimento. Quem dá sentido a isso é o bibliotecário e esse serviço potencializa as leis da biblioteconomia”, destaca.

Janice pontua que nenhum acervo ou biblioteca tem sentido de existir se não for para o usuário ter acesso ao conhecimento ali contido.

Por essa razão, existe o serviço de referência, para que ele seja utilizado da melhor forma possível pelos usuários, otimizando seu tempo e de acordo com a necessidade de cada um.”, finaliza.

O Pergunte à Bibliotecária pode ser utilizado por estudantes e professores. A comunidade externa também pode usufruir do serviço, contudo o acesso aos recursos acadêmicos será limitado, como, por exemplo, o uso da base de dados. Interessados em receber as orientações devem agendar atendimento pelo e-mail biblio@feevale.br.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.