Projeto social da Universidade Feevale proporciona capacitação gratuita a mulheres da comunidade
Nos laboratórios de Costura e Modelagem do curso de Moda, localizados no prédio Verde, Câmpus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, novas oportunidades se abrem para um grupo de mulheres. É nestes espaços que acontecem, todas as terças-feiras, as aulas do projeto social Alinhavando Oportunidades. Cerca de 20 mulheres da comunidade de Campo Bom estão sendo capacitadas gratuitamente, neste semestre, nas técnicas de corte, costura e reparos no vestuário. Dessa forma, são preparadas para atuar como autônomas na profissão de costureiras ou para trabalhos relacionados à área em indústrias de vestuário da região.
Além das aulas de técnicas em costura, as beneficiárias do projeto têm oficinas de administração de negócios, para aquelas que pretendam ter um incremento de renda, trabalhando em suas residências como autônomas, possam ser capacitadas nas áreas de gestão e contabilidade. A parceria se dá por meio do curso de Ciências Contábeis. As mulheres atendidas pelo projeto também contam com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Bom, que proporciona transporte gratuito e acompanhamento de assistência social em todas as aulas.
A professora responsável pelo Alinhavando Oportunidades, Bárbara Koch, explica que o projeto surgiu a partir de uma deficiência no mercado de trabalho, pois as indústrias não encontravam pessoas capacitadas. “Assim, foi elaborado esse treinamento por meio de um projeto de extensão”, afirma. O projeto conta com três professores e quatro alunos para orientação das beneficiárias. Usuárias da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi) também são atendidas pelo Alinhavando.
Aprendizados e amizades