Gerente-geral da Rádio Guaíba foi o palestrante do Prato Principal de abril, evento que tem apoio máster da Feevale
O jornalista Guilherme Baumhardt, gerente-geral da Rádio Guaíba, foi o palestrante do Prato Principal de 29 de abril. O evento, realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), tem o apoio máster da Universidade Feevale e aconteceu de forma on-line.
Durante a transmissão, Baumhardt afirmou que fazer jornalismo no Brasil, hoje, é uma atividade desafiadora, diante da polarização entre esquerda e direita, das tentativas de interferência política ou econômica sobre o trabalho de profissionais e empresas de comunicação e do risco de ações judiciais. “Nunca antes havíamos registrado um nível tão alto de temperatura e pressão como agora”, disse, em referência ao conflito entre simpatizantes e contrários ao Governo Federal e o debate crescente (e geralmente agressivo) em torno das eleições presidenciais de 2022.
Eleições de 2022
Para Baumhardt, o Brasil terá caminhos tortuosos até as eleições presidenciais e estaduais de 2022. Em sua avaliação, o jornalismo opinativo, com foco político ou econômico, que faz parte da imprensa brasileira há anos, se tornará ainda mais evidente, dividindo espaço com o chamado jornalismo de narrativa, que se resume à narração de um fato, sem emissão de qualquer espécie de opinião. “Mais uma vez, o brasileiro votará com o bolso”, disse o gerente-geral da Rádio Guaíba, para quem o vencedor será aquele que melhor souber apresentar aos eleitores indicações positivas de melhoria das condições de vida da população.