Universidade, junto à empresa residente do Feevale Techpark, oferece duas bolsas em projetos de pesquisa e oportuniza o desenvolvimento de um TCC
A Universidade Feevale, por meio de editais, concede bolsas a acadêmicos para atuação em projetos vinculados à InovaPictor, startup residente do Feevale Techpark que atua na área de propriedade intelectual – com registro de marcas, desenhos, direitos autorais, software e patentes. Entre o ano passado e este ano, a parceria com a empresa já rendeu oportunidades em dois projetos de pesquisa - um deles cuja bolsa já foi concedida e, o outro, em fase de seleção. Além disso, a colaboração oportuniza que um acadêmico de graduação desenvolva seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) junto à startup.
Saiba mais sobre os projetos
- Base de dados em propriedade intelectual
Trata-se de um projeto de pesquisa fomentado pela Universidade Feevale. Por meio do Edital nº 08/200 – Diretoria de Inovação, a Instituição selecionou projetos de inovação em parceria com as empresas do Feevale Techpark, a fim de contribuir para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços que solucionem demandas dessas empresas. Os recursos obtidos através da seleção são destinados, em parte, ao financiamento de Bolsista de Inovação Empreendedora (BIE) - acadêmico da Universidade Feevale selecionado mediante chamada ou convite específico. Neste sentido, a estudante Carla Reis, do curso de Ciência da Computação, vem realizando pesquisas relacionadas ao tratamento de dados e metodologias que possibilitarão a implementação de novas funcionalidades no Pibot - sistema desenvolvido pela InovaPictor para iniciar e acompanhar o registro de marcas, patentes e desenhos industriais. O orientador do projeto é o professor Juliano Varella de Carvalho.
- Pesquisa e desenvolvimento de funcionalidades para o sistema Pibot
O acadêmico Jorge Lauxen, do curso de Ciência da Computação, estuda, em seu projeto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso, uma função específica da nova versão do sistema Pibot, de forma a tornar mais simples a classificação de produtos e serviços para registros de marcas. Ele desenvolve o trabalho junto à InovaPictor, com orientação do professor Juliano Varella de Carvalho.
- Estudo, desenvolvimento e aplicação prática de funcionalidades e/ou modelo de negócios para o sistema Pibot
Previsto no Edital nº 24/2023 – Proppex/Dinova, da Feevale, o projeto está com seleção em andamento para bolsista de mestrado em Indústria Criativa. A bolsa é oferecida por meio do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação – MAI/DAI – CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A oportunidade é destinada a egressos das áreas de Administração, Gestão, Design e Tecnologia da Informação, que tenham afinidade com os desafios da startup. O valor da bolsa será repassado diretamente pelo CNPq ao aluno selecionado. O professor Cristiano Max Pereira Pinheiro, coordenador do mestrado em Indústria Criativa, deverá orientar o projeto de pesquisa.
A coordenação técnica dos projetos pela startup fica sob responsabilidade do Chief Technology Officer (CTO) Tiago Raguze, que também é professor da Feevale nos cursos de Jogos Digitais e Design. Completam a equipe o sócio e fundador Luís Werlang; Katiéli Stefanello, que atua na área técnica e de pós-vendas; e Cíntia Backes, egressa da Feevale, na área comercial.