27/09/2018 - Atualizado 10h41min
Crianças e adolescentes recebem atividades de capoeira e hip-hop
Uma parceria entre a Universidade Feevale e a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo está desenvolvendo oficinas do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) aos jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo de Novo Hamburgo (Case), que pertence à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). As atividades de capoeira e hip-hop são oferecidas por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Jorginho Schmidt, essa parceria é inédita no Estado. “Não tenho conhecimento de outros programas de prevenção à violência por meio do esporte sendo realizado por prefeituras, hoje, no Rio Grande do Sul”, afirmou ele, que anunciou, para os próximos dias, uma quadra de vôlei de areia para os internos, em visita ao local.
De acordo com a diretora do Case, Claudia Redin Patel, a melhor forma de evitar que os jovens voltem a cometer delitos é proporcionar meios para que se interessem por uma profissão e tenham um bom convívio em sociedade. “Temos um ritmo intenso de atividades aqui e elas são muito importantes para o desenvolvimento deles”, disse, enquanto observava a aula do instrutor de capoeira Ailson Silveira, que ensinava a didática dos movimentos da capoeira a nove internos.