Parceria possibilitará ampliação de ações na área da saúde | Universidade Feevale

Parceria possibilitará ampliação de ações na área da saúde

13/06/2019 - Atualizado 14h56min
Assinatura Coapes

Contrato foi assinado nesta quinta-feira, pela Universidade Feevale e Prefeitura de Novo Hamburgo

Foi assinado, na manhã desta quinta-feira, dia 13, pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e pela Universidade Feevale, o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), que formaliza as ações de integração entre o ensino e os diversos espaços de assistência à saúde. A iniciativa visa garantir, mediante a integração ensino-serviço, a estrutura de serviços de saúde relativos à graduação e residências médicas.
 
O documento foi assinado pela prefeita Fátima Daudt, pelo presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Roberto Cardoso, pelo reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, pelo secretário de Saúde do município, Naason Luciano, e por mais dois representantes da Aspeur: Everton Luis Meinhart e Osvaldo Schmitt Júnior. Trata-se de um dispositivo da Política Nacional de Educação Permanente ofertado aos gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para promover processos participativos de construção da formação e desenvolvimento profissional.
 
Como contrapartida, a Aspeur/Feevale investirá mais de R$ 10 milhões, que serão destinados à construção de um prédio de cerca de 3 mil metros quadrados, junto ao Hospital Municipal de Novo Hamburgo, além de atividades de formação continuada para os profissionais da rede de atenção à saúde. A Universidade também se propõe a contribuir com a gestão dos serviços, visando qualificar as ações e melhorar indicadores de saúde.

Para Roberto Cardoso, presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale, este é um passo muito significativo da parceria entre a Instituição e a prefeitura. “E isso, não só em termos de buscar soluções para a saúde: considerando que este é o ano do nosso cinquentenário, é uma satisfação ir ao encontro da comunidade, pois somos uma instituição comunitária. Temos essa parceria no curso de Medicina, depois vamos ter na área de Odontologia e na Medicina Veterinária, enfim, trazendo soluções para problemas comunitários”, afirma.

De acordo com o reitor, Cleber Prodanov, a assinatura do termo do Coapes é muito importante porque coloca as bases da cooperação entre a Universidade Feevale e a municipalidade, principalmente em termos do acolhimento dos alunos da Medicina no Hospital Geral. “Também se destaca pela questão dos investimentos e da contrapartida que a Universidade vai fazer para que esse projeto de formação de médicos, aqui na Feevale, se concretize, a partir da parceria com a prefeitura”, ressalta. 

Já a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, lembra que, em 2017, quando assumiu a gestão, de imediato foi formada uma comissão junto à Feevale para dar agilidade a este processo. “Chegamos, hoje, à assinatura desse contrato, pelo qual teremos a Universidade atuando em vários serviços em nossas unidades. Isso é muito importante e é um novo passo para a saúde no município, a partir do qual a comunidade vai ser a mais beneficiada”, completa.
 
Sobre o Coapes
 
O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) é proposto para facilitar os processos de negociação e tomada de decisão que envolvam ações de integração ensino-serviço-comunidade. A ideia é garantir o acesso do ensino superior aos estabelecimentos de saúde como cenário de prática e direcionar esforços para que os programas de formação contemplem compromissos da educação superior com a melhoria dos indicadores de saúde e do desenvolvimento dos trabalhadores de saúde do território.

Veja fotos:

Assinatura Coapes
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.