Pesquisa aponta o impacto da Covid-19 no mercado esportivo | Universidade Feevale

Pesquisa aponta o impacto da Covid-19 no mercado esportivo

02/10/2020 - Atualizado 16h

Estudos realizados pela Feevale e UFPel mostram que as

empresas não estavam preparadas para o uso da tecnologia

Marcelo

A pandemia causada pelo coronavírus vem afetando as empresas que atuam na prestação de serviços em atividades físicas e esportivas no Rio Grande do Sul. Para conhecer o cenário dessas organizações diante do impacto das ações de distanciamento social, pesquisadores da Universidade Feevale e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desenvolveram a pesquisa O impacto da Covid-19 nas empresas de prestação de serviços em atividades físicas e esportivas no Estado do Rio Grande do Sul.

Os estudos, coordenados pelos professores Marcelo Curth (Feevale) e Eduardo Merino (UFPel), contaram com a colaboração dos acadêmicos Aline Reis de Vasconcellos, Nathielen de Souza, Charles Eduardo da Cruz do Amaral, Paulo Neves e Ícaro Schultze. A coleta de dados ocorreu em julho e agosto, com a aplicação de um questionário junto às empresas registradas no Conselho Regional de Educação Física (CREF-RS). A amostra apresentou o erro amostral de 5% e 95% de nível de confiança, o que demonstra consistência estatística para a consideração dos resultados.

Segundo o professor Marcelo Curth (foto), a pesquisa mostrou o impacto do planejamento para que não houvesse diminuição nas mensalidades e a importância da qualificação da equipe para os conteúdos disponibilizados de maneira virtual.

Além disso, deixou claro que as empresas não possuíam o virtual como elemento de desenvolvimento do negócio, não tendo investido em treinamentos de colaboradores para a utilização de plataformas digitais, o que causou, nos clientes, a percepção de baixa qualidade”, afirma.

Alguns resultados:

Relação entre o treinamento de colaboradores para a utilização de tecnologia e o possível fechamento do negócio:
-94,4% das empresas que fecharam ou diminuíram as atividades não realizaram treinamentos com colaboradores para utilização de plataformas digitais.

Relação entre a redução de valor na mensalidade e o planejamento formalizado na empresa:
-50% das empresas que faziam planejamento formalizado não reduziram as mensalidades.

Relação entre a utilização de recursos (empréstimos, valores investidos) e o planejamento formalizado na empresa:
-23% das empresas que faziam planejamento não utilizaram nenhum tipo de recursos extra (empréstimos, utilização de valores investidos ou recursos governamentais).
-23% das empresas que faziam planejamento realizaram empréstimos (bancos comerciais ou familiares).

Relação entre o planejamento e o treinamento de colaboradores:
-65% das empresas que disseram realizar planejamento não desenvolveram treinamentos com colaboradores para utilização de plataformas digitais.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.