Saraí Schmidt apresenta trabalho sobre infâncias, mídia e direitos humanos no Encontro Anual da Compós
A professora e pesquisadora da Universidade Feevale, Saraí Schmidt, participará do 33º Encontro Anual da Compós, que acontece de 23 a 26 de julho, no Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. O congresso é um dos mais tradicionais eventos da área da Comunicação, trazendo pesquisadores de todo o país, reunidos em 24 grupos temáticos. O objetivo é ser um espaço de troca aprofundado, contribuindo para o intercâmbio do conhecimento e fomentar a criação de importantes redes de pesquisa.
Saraí apresentará o trabalho Infâncias, alfabetização midiática e direitos humanos, realizado em parceria com Alisson Brum, egresso de Publicidade e Propaganda e mestre e Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Feevale. O artigo é resultado do processo de construção da pesquisa de mestrado de Brum e integra o grupo de pesquisa Criança na Mídia. O estudo é uma etapa do convênio Educação Antidiscriminatória, realizado em parceria com a prefeitura de Novo Hamburgo, e apresenta um recorte das discussões e reflexões promovidas com docentes do ensino fundamental sobre as conexões entre os propósitos da alfabetização midiática e da educação em direitos humanos no território escolar.
Para Saraí, essa é uma oportunidade de divulgar a experiência da Universidade Feevale e de troca de experiências com pesquisadores da área da Comunicação de todo o Brasil. “A Compós é um evento importante e permite um debate acadêmico altamente qualificado. Cabe destacar que o estudo que estamos apresentando é resultado da aproximação da pesquisa e da escola pública, em um trabalho consolidado de formação de professores com foco na educação para os direitos humanos”, afirma a professora.
O trabalho será apresentado no GT Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes, que abrange estudos teóricos e empíricos sobre os processos comunicacionais em suas relações com as infâncias e juventudes contemporâneas. O objetivo do grupo é refletir sobre o modo como agentes dispositivos e sistemas comunicacionais incidem na construção sociocultural dos modos de ser e estar de crianças e jovens e como a agência desses grupos sociais também afeta as dinâmicas comunicacionais.